TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pé torto congênito - fisioterapia

Por:   •  30/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  1.157 Visualizações

Página 1 de 2

TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA PATOLOGIA: PÉ TORTO CONGÊNITO

Em caso de pé torto congênito o tratamento deve ser iniciado logo após o nascimento, pois nesse período a criança possui muita elasticidade ligamentar e ainda não ocorrem alterações adaptativas, o que leva a uma resposta adequada da criança com o tratamento. Atualmente existem varias formas e técnicas de tratamento para cada tipo de paciente, de acordo com a extensão e severidade da patologia.

A proposta fisioterapêutica tem como objetivo corrigir todas as deformidades, mantendo o aspecto anatômico normal e esteticamente, promovendo mobilidade funcional e fazer com que o paciente tenha início da marcha na idade normal.

Pacientes com pé torto congênito apresentam muita tensão na região onde se localiza a fáscia plantar, com isso é importante liberar essa fáscia para devolver a elasticidade e flexibilidade e por fim melhorar a movimentação funcional dos músculos e tecidos moles. Pode ser realizados técnicas manuais de deslizamento superficial e profundo, alem de fricções circulares e transversais.

A correção passiva é uma técnica ultilizada nesses casos visnado corrigir as deformidades e também aumentar a atividade biológica do liquido sinovial, consequentemente restaurando a mobilidade intra-articular promovendo uma melhora na mobilidade. Essa técnica consiste em uma reposição fechada, gradativa das articulações desalinhadas, e deve ser frequente, repetitiva e aplicada com delicadeza. Primeiro a mobilização deve ser feita na metade posterior do pé corrigindo o equinismo, logo depois na região do metatarso e na região abaixo do tálus corrigindo a adução e a inversão.

O alongamento também é realizado no tratamento, e deve ser feito para aumentar a mobilidade dos tecidos moles e melhorar a amplitude de movimento, para esses pacientes o alongamento deve ser suave de todos os músculos do complexo tornozelo e pé.

O gesso seriado é usado para tentar corrigir as deformidades existentes e é empregada logo nos primeiros dias de tratamento, ate que se consiga certo grau de correção da posição de pronação e adução do pé. É aplicado de três a quatro vezes ao dia com intervalos de 10 minutos, lembrando sempre de mobilizar o pé antes.

O uso da órtese de Denis Browne é utilizada para manter a correção já obtida com outros recursos. Consiste em um par de botinhas presas sobre placas de metal que repousam sobre uma barra transversa. As pernas são mantidas em rotação externa e os pés em eversão e flexão dorsal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com