TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferran Adria

Ensaios: Ferran Adria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

Ferran Adrià

Ferran Adriá, o chef catalão proprietário do restaurante El Bulli, eleito pela revista inglesa The Restaurant como melhor chef do mundo pela quarta vez consecutiva em abril de 2009, desenvolveu a linha especial de azeites artesanais em parceria com Borges à semelhança das infusões criadas em seu restaurante. Ao todo são 10 infusões em azeite (veja linha de Produtos Borges) que reproduzem os toques inusitados de sabor que Adrià cria para seus pratos especiais. Esta foi a primeira parceria de Adriá com Borges, que em 2009 ganhou um novo fruto – o Extra Virgem El Coupage, uma seleção de azeitonas especiais que produzem um azeite leve e sofisticado.

Em entrevistas pelo mundo, Adriá tem afirmado que "sua cozinha tem forte inspiração catalã e é uma evolução moderna da culinária mediterrânea, com diferentes associações de seus ingredientes e técnicas de preparo”. O chef do El Bulli atribui seu sucesso a pesquisas constantes, produtos de qualidade e técnica apurada de preparo – características em comum com o grupo Borges.

O El Bulli abre apenas seis meses por ano e serve a 50 mesas por dia. Não há menu e é Adrià quem decide o cardápio – uma seleção de 20 a 30 criações, que compõem o menu degustação de cada noite. Durante os seis meses em que seu restaurante fica fechado, Adrià se entrega à pesquisa do cardápio do El Bulli, seja em viagens, seja em seu laboratório em Barcelona. Lá, com seu irmão Alberto, o responsável pelas sobremesas do restaurante, trabalha exaustivamente para que suas invenções possam estar disponíveis ao seu exigente público na estação seguinte.

Ferran Adrià Acosta nasceu em 14 de Maio de 1962 em L'Hospitalet de Llobregat, Barcelona, Catalunha, na Espanha, e entrou para o mundo da gastronomia aos 18 anos. Em férias do Exército, empregou-se como lavador de pratos no Hotel Playafels, em Ibiza. Com o chef do hotel, aprendeu os primeiros segredos da culinária mediterrânea tradicional. Autodidata, teve uma rápida ascenção em sua carreira de sucesso, tendo entrado para o Ell Bulli, como chef assistente. Logo passou a chef principal e proprietário daquele que é hoje considerado o melhor restaurante do mundo.

Além de melhor chef e melhor restaurante do mundo – ranking estabelecido por chefs de todo o mundo – Adriá/El Bulli é detentor, desde 1997, das cobiçadas 3 estrelas do Guia Michelin.

Dados pessoais.

Ferran Adria nasceu em 1962, em Barcelona.

Seus Hobbies consistem em cinema, leituras e viagens.

Seus livros preferidos são “O Perfume” e “Fisiologia do Gosto”.

Seu filme preferido é “A Festa de Babette”.

No campo da música aprecia samba, música clássica, flamenca e Rolling Stones.

Trajetória

De lavador de pratos ao chefe dos chefs, delineou sua trajetória com verdadeira luta, afinco, e uma exacerbada paixão pela gastronomia.

Aclamado pela critica especializada em todo o mundo, e adjetivado por alguns como “o Picasso das Panelas”, Ferran Adria vem colocando sua habilidade na cozinha como referência na gastronomia mundial, pesquisando combinações de ingredientes em seu sabor, textura e temperatura, e dando aos seus pratos, um deleite não só para o paladar, mas também para a visão.

Responsável pelo restaurante El Bulli, situado a duas horas de Barcelona, seguindo alinha da costa, classificado com três estrelas pelo renomado guia gastronômico Michelin, o qual funciona apenas seis meses por ano, (a lista de espera por uma de suas mesas chega a ser de seis meses), pois na outra metade do ano o grand chef dedica-se a pesquisas e à criação do cardápio que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com