TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - História Das Teorias Da Comunicação

Ensaios: Fichamento - História Das Teorias Da Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 7

Os empirismos do Novo Mundo

“...Lasswell, em 1948, dota a sociologia funcionalista da mídia de um quadro conceitual que, até então, alinhava apenas uma série de estudos de caráter monográfico.” (Pg. 40)

“A atenção aos efeitos da mídia sobre os receptores, a constante avaliação, com fins práticos, das transformações que se operam em seus conhecimentos, comportamentos, em suas atitudes, emoções, opniões e em seus atos são submetidas à exigência de resultados formulada por acionistas preocupados em pôr em números a eficácia de uma campanha de informação governamental, de uma campanha publicitária ou de uma operação de relações públicas das empresas e, no contexto de entrada na guerra, das ações de propaganda das forças armadas.” (Pg. 40)

As 3 funções pelo modelo de comunicação de Laswell

“Segundo Lasswell, o processo de comunicação cumpre três funções principais na sociedade: a) a vigilância do meio, revelando tudo o que poderia ameaçar ou afetar o sistema de valores de uma comunidade ou das partes que a compõem; b) o estabelecimento de relações entre os componentes da sociedade para produzir uma resposta ao meio; c) a transmissão da herança social, [Lasswell, 1948].” (Pg. 41)

A quarta função por Lazarsfeld, o entreterimento (disfunção narcotizante)

“Dois sociólogos, Paul F. Lazarsfeld (1901-1976) e Robert K. Merton (nascido em 1910), acrescentam a essas três funções uma quarta, o entertainment, ou diversão, e tornam o sistema mais complexo com o discernimento da possibilidade de disfunções, bem como o de funções latentes e manifestas.” (Pg. 42)

O modelo de comunicação com um elemento intermediário, um líder de opinião como meio de propagar para seus grupos socialmente relacionados.

“Nos anos 40 e 50, a história da sociologia funcionalista da mídia situa, como inovação a descoberta de um elemento intermediário entre o ponto inicial e o ponto final do processo de comunicação. Ela poria em questão o princípio mecanicista Lasswelliano do efeito direto e indiferenciado e, além disso, o argumento tautológico sobre o “efeito massificador” da “sociedade de massa”. Duas pesquisas brilhantes iluminam a emergência dessa nova teoria sobre os intermediários.” (Pg. 47)

A teoria da Informação

“Na dinâmica de transferência e transposição de modelos de cíentificidade próprios às cíências exatas, a teoría matemátíca da comunícação ocupa, a partir do final dos anos 40, um papel central. Com base nas máquínas de comunicar resultantes da guerra, a noção de “informação" adquire seu estatuto de símbolo calculável.” (Pg. 57)

1. Informação e sistema

Shannon diz que a comunicação consiste em tentar aproximar o máximo possível a idéia do ponto de origem ao ponto de destino, pelo trajeto Fonte, Codificador, Canal e Decodificador (emissor).

“Shannon propõe um esquema do "sistema geral de comunicação”. O problema da comunicação consiste, segundo ele, em "reproduzir em um ponto dado, de maneira exata ou aproximativa, uma mensagem selecionada em outro ponto". Nesse esquema linear, cujos pólos definem uma origem e assinalam um fim, a comunicação repousa sobre as cadeias dos seguintes componentes: a fonte (de informação), que produz uma mensagem (a palavra no telefone), o codificador ou emissor, que transforma a mensagem em sinais a fim de torná-la transmissível (o telefone transforma a voz em oscilações elétricas), o canal, que é o meio utilizado para transportar os sinais (cabo telefônico), o decodificador ou receptor que reconstrói a mensagem a partir dos sinais, e a destinação pessoa ou coisa à qual a mensagem é transmítída.” (Pg. 58)

A teoria de Shannon, nos anos 60, se aprimora com o “Sistema de Papéis”.

“Nos anos 60, permite ao americano Melvin De Fleur, por exemplo, tornar mais complexo o esquema linear de Shannon, evidenciando o papel desempenhado pela “retroalimentação" (feedback) no “sistema social" constituído pelos meios de comunicação de massa como um todo. “Cada uma das mídias", postula, “é em si um sistema social independente, mas todas vinculam-se entre si de maneira sistemática” [De Fleur, 1966]. Cada um desses conjuntos é representado com seus dois “subsistemas", encarregados respectivamente da “produção" e da “distribuição", comportando cada um uma constelação de atores, com seus diversos “sistemas de papéis". Entre esses atores, destacam-se as agências de publicidade, os institutos de pesquisa e de medição da audiência, os organismos de regulação e arbitragem.” (Pg. 64)

2. A referência cibernética

2.1 A entropia

“No ano em que é publicada a primeira versão da teoria de Shannon (1948), seu ex-professor, Norbert Wiener, publica Cybemetics or Control and Communication in the Animal and Machine. Neste livro, entrevê a organização da sociedade futura com base nessa nova matéria-prima que logo irá se tornar, a seu ver, a “informação". (Pg. 65-66)

Surge a crítica por Norbert Wiener

“A entropia, essa tendência que tem a natureza a destruir o ordenado e precipitar a degradação biológica e a desordem social, constitui a ameaça fundamental. A informação, as máquinas que a tratam e as redes que ela tece são as únicas capazes de lutar contra essa tendência à entropia. Como escreve Wiener " a soma de informação em um sistema é a medida de seu grau de organização; a entropia é a medida de seu grau de desorganização; um é o negativo do outro". (Pg. 66)

2.2 O colégio invisível

“A históría desse grupo, identificado como o “Colégio invísível" ou “Escola de Palo Alto", inicia-se em 1942, impussionada pelo antropólogo Gregory Bateson, que se associa a Birdwhistell, Hall, Goffmam, Watzlawick, etc.” (Pg. 67)

“Afastando-se do modelo linear da comunicação, trabalham a partir do modelo circular retroativo proposto por Norbert Wiener. Concebida por e para engenheiros das tele-comunicações, eles sustentam que a teoria matemática deve ser abandonada e que a comunicação deve ser estudada pelas ciências humanas a partir de um modelo próprio.” (Pg. 67)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com