TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociais do Design

Por:   •  17/10/2018  •  Resenha  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentos Sociais do Design

Professor Marcos da Costa Braga

Aluna Thalissa Lewin Montanholi

Nos capítulos apresentados, Braverman discorre sobre a divisão do trabalho e a gerência científica, originadas na era do capitalismo. Diferente da divisão da sociedade em ofícios ou tarefas – o que garante a sobrevivência do coletivo –, a divisão manufatureira do trabalho divide a produção em várias operações menores que serão executadas por diferentes trabalhadores. Assim, ao invés de cada trabalhador fazer um produto, cada um executará uma operação em todos os produtos, impedindo-os de acompanhar todo o processo; porém obtendo maior lucro para os empresários capitalistas. Além da economia de tempo que essa divisão traz, o trabalho fracionado, por ser mais simples, acaba sendo também mais barato.

Tempos Modernos, com Charles Chaplin, mostra exatamente a vida dos operários com a Revolução Industrial, em que houve a passagem da produção artesanal para a produção em série. O filme faz uma crítica à condição em que os trabalhadores eram submetidos para obter o maior lucro possível para os proprietários, mostrando a exaustão causada pelo trabalho repetitivo, quase levando à loucura; o uso da ciência e da tecnologia para otimizar a produção, acelerando os processos conforme a vontade dos proprietários; a alienação e o aumento do desemprego.

Durante as últimas décadas do século XIX, Taylor iniciou um movimento conhecido como gerência científica, tendo como aspecto essencial o controle do trabalho. Pretendendo controlar a execução de toda a atividade na produção, Taylor tornou mais severa a forma pela qual o trabalho deveria ser executado, marcando um ritmo de trabalho, sempre visando o aumento da produção e maior extração de mais-valia em menos tempo.

Três foram os princípios que fundamentaram seu método gerencial. O primeiro deles é chamado de dissociação do processo de trabalho das especialidades dos trabalhadores, que pretende descobrir e pôr em execução os métodos mais rápidos e econômicos na produção, impondo aos trabalhadores o modo de produzir, não dependendo de suas capacidades, mas sim das políticas gerenciais. No segundo princípio, Taylor trata da divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual, sendo que este deveria der banido da oficina. O terceiro princípio são o planejamento e o cálculo de todos os elementos do processo de trabalho por uma equipe de gerência, utilizando esse conhecimento para controlar cada fase do processo de trabalho e seu modo de execução.

Com o advento da gerência científica, quanto maior seu controle sobre o trabalho, menor o controle dos próprios trabalhadores sobre o modo como o executa. A visão capitalista de obter lucro independente dos meios tornou precário o ambiente de trabalho dos operários, assim como influenciou negativamente na própria saúde mental de seus trabalhadores, que eram obrigados a trabalhar conforme o imposto por um salário cada vez menor, resultado da sede capitalista por lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com