TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Do Design

Ensaios: Fundamentos Do Design. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 6

“É um arquiteto e um artista num só. Corre tantos riscos, como os verdadeiros artistas fazem; um artista arrisca-se para fazer algo nunca visto.” Mildred Friedman, Escritora.

Muito conhecido pelo seu estilo expressionista pós-moderno e descontrutivista de projetar, Frank Owen Gehry expressa em suas construções formas e conteúdos dissecados e vistos de diferentes perspectivas simultaneamente. O estilo desconstrutivista do artista caracteriza-se pela fragmentação, processo de desenho não linear, manipulação da aparência servindo para distorção e deslocamento de alguns princípios básicos da arquitetura. Como resultado disso, o aspecto de suas obras se assemelham a um caos controlado e por uma estimulante imprevisibilidade.

Frank Owen Gehry nasceu em Toronto, mas mudou-se com a família para Los Angeles, onde estudou na Faculdade do Sul da Califórnia e posteriormente especializou-se em designer na Universidade de Harvard.

Durante os anos 1960, Frank Gehry começou a redirecionar sua arquitetura fundindo os elementos japoneses em suas primeiras obras com a influência de pintores e escultores em uma sofisticada manipulação de formas distorcidas em edifícios que revelam suas estruturas.

Em 1962,Gehry criou sua própria empresa chamada ‘Frank O. Gehry & Associates Inc’. Após dez anos começou desenhar peças de mobiliaria chamadas ‘Easy Edges’ utilizando madeira, as quais fizeram muito sucesso. Entretanto Gehry não queria ser reconhecido como designer de móveis populares, e sim como arquiteto, então mandou retirá-los de circulação.

Por volta dos anos 1970 começou a aflorar seu estilo desconstrutivista, Gehry passou então a usar diferentes materiais e formas ousadas, numa tentativa de modernizar a arquitetura, fazendo um paralelo com a civilização moderna em que vivemos.

Passou do concreto maciço à utilização de madeira compensada e placas de aço nas suas construções de forma que estas podem ser consideradas verdadeiras obras de arte funcionais.

É dessa maneira que Gehry vem trabalhando, sem deixar outros aspectos importantes da arquitetura e funcionalidade do edifício ou a integração no meio ambiente. Em reconhecimento de seus esforços incansáveis , em 1989, recebeu o prestigioso Pritzker Architecture Prize, equivalente ao Prêmio Nobel.

O avanço de novas tecnologias em softwares voltados para a arquitetura proporcionou uma completa inovação projetual viabilizando concepções estruturais tão complexas que poderiam ser um obstáculo, a exemplo do alinhamento de placas metálicas e formas desordenadas.

Capítulo 2 PRINCIPAIS OBRAS

Frank Gehry apresenta obras de qualidade indiscutível, assim como também apresenta pontos que levantam muita polêmica e discussões.

Entre suas principais obras estão:

Museu Guggenheim, Bilbao

Sua construção se iniciou em 1992, com equipes instaladas em Bilbao e Los Angeles trabalhando conjuntamente na elaboração do projeto, utilizando um software CAD 3D que possibilitou o calculo das estruturas e modelos virtuais, para erguer esta estrutura formada por curvas complexas e torcidas. Uma oposição gritante ao rígido e retilíneo Estilo Internacional.

O museu é coberto por estruturas de titânio que remetem a escamas de peixe, uma influencia de formas orgânicas que é muito característico a Gehry.

A parte central tem cinquenta metros de altura e lembra o design de uma flor cheia de curvas da qual partem passarelas para os três níveis de galeria. Vista de fora, o edifício tem uma forma que lembra um barco que homenageia a cidade portuária de Bilbao.

Esta obra recebeu severas criticas por ter sido classificada como arbitraria e gratuitamente excêntrico. Ate hoje o museu recebe criticas pelo fato de ser tão inovador e segundo os críticos “mais atraente que as próprias obras expostas”, além de seu alto custo de manutenção.

A Casa Dançante

Considerada uma das obras mais lúdicas de Gehry, a casa lembra vagamente um par de dançarinos o que lhe rendeu o apelido de “Fred e Ginger”, em referencia a Fred Astaire e Ginger Rogers.

O edifício que é usado como um edifício de escritórios e não é aberto ao publico, foi projetado para se tornar um ícone da cidade, sua construção veio tomar o lugar de um prédio que foi destruído em 1945 durante o bombardeio de Praga. Gehry recebeu um budget quase ilimitado pela ING.

A “Casa Dançante” (Dancing House) é um edifício de formas e soluções técnicas incomuns que ao longo de mais de uma década conquistou seu lugar em Praga moderna, tendo sido homenageada pelo governo com a emissão de uma moeda comemorativa nos dez anos de sua construção.

Centro Stata

Este é um complexo acadêmico de quarenta mil metros quadrados,

Do instituto de tecnologias de Massachusetts (MIT), o qual abriga os laboratórios de ciência da computação, de inteligência artificial e o de sistemas de informação e decisão, bem como o departamento de linguística e filosofia.

O edifício de aparência inacabada já foi considerado pelos críticos como uma metáfora para a liberdade, ousadia e criatividade da pesquisa que deve ocorrer no MIT.

Outros críticos menos entusiasmados, o consideram como mal planejado, assim não suprindo as necessidades de seus habitantes.

Entretanto é uma das obras mais importantes do arquiteto.

Walt Disney Concert Hall, L.A

Concebido para ser uma das mais sofisticadas salas de concertos do mundo, esta obra de Gehry se tornou um marco arquitetônico internacionalmente renomado. Além disso, o Walt Disney Concert

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com