TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GLOBALIZAÇÃO

Tese: GLOBALIZAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Tese  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

A Globalização é um processo de integração econômica, cultural,social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados,principalmente se o mercado atual estiver saturado.

A intensificação da globalização aconteceu na década de 70, e ganha grande velocidade na década de 80.Um dos motivos para essa aceleração é o desenvolvimento de novas tecnologias.

Vantagens e Desvantagens da Globalização.

Hoje em dia na sociedade é possível encontrar diversos fatores que proporcionam diversas mudanças no dia-a-dia e nos aspectos de todo o mundo. Além disso,tais fatores também podem causar benefícios e muitas vantagens e ao mesmo tempo também pode vir a nos causar diversos aspectos negativos, ou seja, a desvantagem de tais fatores. Como seu próprio nome já diz a globalização é um fenômeno social no qual o mesmo abrange uma escala global , dessa forma,originando o termo “globalização”. A globalização é resultado de uma integração mundial,ou seja, uma integração de caráter global no qual a mesma se divide em aspectos econômicos, culturais e políticos.

Podemos destacar diversas vantagens que são resultantes da globalização.Uma das vantagens que todas as pessoas se beneficiam é justamente o produto importado que acompanhado a globalização o mesmo fosse ganhando mais qualidade e o preço sendo mais baixo. Além disso, a facilidade de comunicação também melhorou muito, hoje em dia é possível acompanhar fatos em outros continentes em tempo real, há alguns anos só se sabia o que acontecia em outro continente após meses. Os meios de transportes também impulsionaram a globalização e também melhoraram de acordo com a mesma.

Dentre as desvantagens, ou seja, os aspectos negativos da globalização,podemos relatar algo que mais merece destaque que é a maior competitividade por vagas de emprego. Com a grande busca por vagas de empregos muitas pessoas procuram melhores formações profissionais e fica cada dia mais difícil conseguir um bom emprego.

A área de Recursos Humanos é, com certeza a mais sensível de empresa. Tem a mesma importância que todas as demais, mas é pela sua própria natureza a mais afetada pelas mudanças humanas. O fenômeno denominado Globalização entra pela porta da frente porque exige uma postura nova e diferenciada das pessoas. Houve época em que os profissionais, influenciavam e eram influenciados pela circunscrição da organização na comunidade e, no máximo ,no mercado por ela abrangido. Pessoas com parcos recursos ,uma formação educacional mediana e algumas habilidades podiam até sobreviver confortavelmente nesse ambiente.Hoje o mercado é o mundo.Aumentou qualitativamente a exigência e a preparação das pessoas nesse novo cenário.

O ingresso no mercado de trabalho deveria ser hoje uma das maiores preocupações dos jovens. O mercado é cada vez mais exigente em formação e competências. A competição trazida pela globalização é mais acentuada e delineia um quadro crescente de competências.

O conhecimento humano avança numa velocidade jamais vivida antes .Basta observar que as grandes organizações já investem cerca de 50 horas por ano,por pessoa em atividades de ensino aprendizagem. As carreiras passam por mudanças importantes. Estudos e projeções mostram que uma pessoa hoje , na faixa etária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com