TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ganhe Comida Grátis!

Trabalho Escolar: Ganhe Comida Grátis!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

Biodiversidade no Brasil

A Biodiversidade é a variabilidade de espécies da fauna, flora, micro-organismos e ecossistemas de um determinado local. Consiste portanto, na variedade genética de organismos vivos, de espécies da fauna e da flora, de habitats, ecossistemas, entre outros elementos que constituem a vida.

O Brasil é o país que abriga a maior biodiversidade do mundo, estima-se que em território nacional estejam de 10% a 15% de toda a biodiversidade do planeta. Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, ocupa o primeiro lugar em biodiversidade vegetal. Nenhum outro país tem tantas variedades de orquídeas e palmeiras catalogadas. Sua flora é composta por aproximadamente 50 mil espécies diferentes, sendo que: os mamíferos totalizam 530; anfíbios, 517; aves, 1.677 espécies; os répteis somam 468; além de 1,5 milhão de insetos. Entretanto, esses dados podem ser ainda maiores, pois existem milhares de espécies ainda não catalogadas no país.

Tipos de Clima No Brasil

Os tipos de clima do Brasil

Para classificar um clima, devemos considerar a temperatura, a umidade, as massas de ar, a pressão atmosférica, correntes marítimas e ventos, entre muitas outras características. A classificação mais utilizada para os diferentes tipos de clima do Brasil assemelha-se a criada pelo estudioso Arthur Strahler, que se baseia na origem, natureza e movimentação das correntes e massas de ar.

De acordo com essa classificação, os tipos de clima do Brasil são os seguintes:

Clima Subtropical: presente na região sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos. Chove muito nos meses de novembro à março. O índice pluviométrico anual é de, aproximadamente, 2000 mm. As temperaturas médias ficam em torno de 20º C. Recebe influência, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da Antártida.

Clima Semi-árido: presente, principalmente, no sertão nordestino, caracteriza-se pela baixa umidade e pouquíssima quantidade de chuvas. As temperaturas são altas durante quase todo o ano.

Clima Equatorial: encontra-se na região da Amazônia. As temperaturas são elevadas durante quase todo o ano. Chuvas em grande quantidade, com índice pluviométrico acima de 2500 mm anuais.

Clima Tropical: temperaturas elevadas (média anual por volta de 20°C), presença de umidade e índice de chuvas de médio a elevado.

Clima Tropical de altitude: ocorre principalmente nas regiões serranas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira. As temperatura médias variam de 15 a 21º C. As chuvas de verão são intensas e no inverno sofre a influência das massas de ar frias vindas pela Oceano Atlântico. Pode apresentar geadas no inverno.

Clima Tropical Atlântico (tropical úmido): presente, principalmente, nas regiões litorâneas do Sudeste, apresenta grande influência da umidade vinda do Oceano Atlântico. As temperaturas são elevadas no verão (podendo atingir até 40°C) e amenas no inverno (média de 20º C). Em função da umidade trazida pelo oceano, costuma chover muito nestas áreas.

Introdução

Neste trabalho nós iremos falar sobre a biodiversidade no Brasil e sua grande variedade de espécies de fauna, flora, microorganismos e ecossistemas e também iremos falar sobre diversos tipos de clima que nós rodeiam.

Conclusão

Eu entendi que a biodiversidade e a variabilidade de espécies da fauna, flora, microorganismos e ecossistemas de um determinado local e que o Brasil é o país que abriga a maior biodiversidade do mundo, estima-se que em território nacional estejam de 10% e 15% de toda a biodiversidade do planeta. Para classificar os tipos de clima devemos considerar principalmente a temperatura, a umidade, as massas de ar, a pressão atmosférica, correntes marítimas e ventos, entre muitas outras características .

Referencias Bibliográficas

• Alunos Online

• Sua Pesquisa. Com

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »