TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Getulio Vargas

Dissertações: Getulio Vargas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 2

GETÚLIO VARGAS: A HISTÓRIA

Tema por demais extenso e polêmico. Falar de Getúlio Vargas leva o leitor aos mais altos pensamentos acerca de um homem que faz os sentimentos se alternarem entre o ódio e a admiração. Considerado uma das figuras mais importantes do século XX Vargas logo cedo entrou para a carreira política. Estrategista nato soube aproveitar cada momento da vida política brasileira, inclusive quando esteve no poder supremo do país no período de 1946 a 1950.

Em 1930 ao assumir o governo federal provisoriamente compreendeu as necessidades de um Brasil onde a expansão capitalista e urbana conferiu significativa importância às massas; ao proletariado urbano e as camadas médias ligadas à burocracia estatal, às empresas privadas e ao setor de serviços.

Na chamada Era Vargas, 1930 a 1945, o presidente apresentou-se como principal autoridade política nacional, controlando todas as decisões políticas e sociais. Habilmente, Vargas soube atrair para si o apoio de diversos grupos sociais.

Durante seu governo Vargas, dissolveu o Congresso, extinguiu os partidos políticos, implantou a censura aos meios de comunicação e promulgou uma nova Constituição que foi chamada de “Polaca”. Getúlio iniciou a fase de desenvolvimento industrial no Brasil e implantou a legislação trabalhista trazendo benefícios aos trabalhadores, como férias remuneradas e 13º salário. Mesmo tendo uma visão progressista, Getúlio aplicou duras medidas a quem se opusesse a ele. O meio mais fácil e comum ocorrido na época foi a ditadura, onde várias atrocidades foram realizadas com muitas torturas, prisões, exílios e mortes. Foi uma fase dura para muitos brasileiros, mas não deixou de ser um período de crescimento econômico.

Em 1945 Getúlio sofre um golpe militar e retira-se do governo por quatro anos, período em que Eurico Gaspar Dutra assume o governo presidencial do Brasil.

Neste meio tempo, estrategista como Getúlio era, articulou meios para voltar ao comando nacional e conseguiu. Acredita-se que, pelo fato de ter exercido uma política populista e paternalista, e a partir de então, falar em outra língua: o nacionalismo, onde visava divulgar e priorizar produtos e indústrias nacionais, tenha vencido as eleições de 1950, voltando ao governo em 1951. No entanto, seus adversários políticos, que não eram poucos, o odiando mais do que nunca, aliaram-se aos Estados Unidos que não queriam deixar de comandar o Brasil, principalmente depois da criação da Petrobrás impedindo o monopólio americano, articularam um meio de retirar Getúlio do poder.

As pressões para a renúncia crescem e Getúlio não as suportando resolve pôr fim à sua vida. Em 05 de agosto de 1954 Getúlio Vargas suicida-se com um tiro no coração. Assim, deixa a nação consternada e o povo revoltado com militares, oposicionistas políticos e americanos. Getúlio deixa uma história rica de detalhes políticos, humanistas, ditatoriais e revolucionários. Foi uma época marcante para o Brasil. Um período de crescimento em todos os aspectos, onde o povo brasileiro aprendeu a se posicionar como parte integrante da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com