TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Ensaios: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  3.759 Palavras (16 Páginas)  •  1.086 Visualizações

Página 1 de 16

1. (Ufsm 2013) No texto “O Império enfermo”, Cláudio Bertolli Filho afirma:

A vinda da Corte portuguesa para o Brasil em 1808 determinou mudanças na administração pública colonial, inclusive na área de saúde. Como sede provisória do império lusitano e principal porto do país, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se o centro das ações sanitárias. Com elas, dom João VI procurou oferecer uma imagem nova de uma região que os europeus definiam como território da barbárie e da escravidão.

Fonte: BERTOLLI FILHO, Cláudio. História da saúde pública no Brasil. 4.ed. São Paulo: Ática, 2001. p. 8.

As ocorrências mencionadas estão inseridas numa sucessão em que podem ser destacados, seja como antecedentes, seja como consequentes, os seguintes processos:

I. a Primeira Revolução Industrial e a busca da Inglaterra pela hegemonia comercial na Europa e no mundo.

II. a Revolução Francesa e as tentativas de expansão das conquistas dos revolucionários burgueses para a Europa.

III. as disputas entre a Inglaterra e a França, o decreto do Bloqueio Continental com as repercussões para a Espanha e Portugal e seus domínios ultramarinos.

IV. a crise do sistema colonial, os processos de independência nas Américas e a implantação de Estados Nacionais em ex-colônias da Inglaterra, França, Espanha e Portugal.

Estão corretas

a) apenas I e II.

b) apenas I e IV.

c) apenas II e III.

d) apenas III e IV.

e) I, II, III e IV.

2. (Ufpe 2013) Paulo Santos, em seu romance histórico intitulado A noiva da Revolução, escreve: “Eu já caíra no meio de vários mata-marinheiros, o esporte mais popular dos pernambucanos, mas eles não passavam de escaramuças de rua: era um galego apanhando aqui, outro tomando um trompaço acolá, um terceiro levando uma carreira, um grupo deles se armando de cacetes e devolvendo as gentilezas, uns balanços de vez em quando, a tropa descendo o pau na rafameia (...)”. (p. 56). O referido romance tem como cenário o Pernambuco da Revolução de 1817. Sobre essa Revolução, analise as proposições abaixo.

( ) Foi caracterizada por um profundo sentimento antilusitano e intensa participação política do clero local, chegando, por isso, a ser também conhecida como “Revolução dos Padres”.

( ) Organizada após instituição da derrama do ouro, não foi deflagrada, entre outros fatores, por ter sido delatada às autoridades portuguesas por um de seus adeptos.

( ) Foi um movimento representativo dos conflitos entre olindenses e recifenses na busca pela hegemonia política no Nordeste.

( ) Diversamente dos outros eventos que a precederam, somente ele rompeu efetivamente com a monarquia e seus valores.

( ) Foi um conflito cuja feição política representou a disputa de poder entre Liberais e Conservadores, em Pernambuco.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:

Com a vinda da Corte, pela primeira vez, desde o início da colonização, configuravam-se nos trópicos portugueses preocupações próprias de uma colônia de povoamento e não apenas de exploração ou feitoria comercial, pois que no Rio teriam que viver e, para sobreviver, explorar “os enormes recursos naturais” e as potencialidades do Império nascente, tendo em vista o fomento do bem-estar da própria população local.

(Maria Odila Leite da Silva Dias.

A interiorização da metrópole e outros estudos, 2005.)

3. (Unesp 2013) A vinda da Corte portuguesa para o Brasil, ocorrida em 1808 e citada no texto, foi provocada, sobretudo,

a) pelo fim da ocupação francesa em Portugal e pelo projeto, defendido pelos liberais portugueses, de iniciar a gradual descolonização do Brasil.

b) pela pressão comercial espanhola e pela disposição, do príncipe regente, de impedir a expansão e o sucesso dos movimentos emancipacionistas na colônia.

c) pelo interesse de expandir as fronteiras da colônia, avançando sobre terras da América Espanhola, para assegurar o pleno domínio continental do Brasil.

d) pela invasão francesa em Portugal e pela proximidade e aliança do governo português com a política da Inglaterra.

e) pela intenção de expandir, para a América, o projeto de união ibérica, reunindo, sob a mesma administração colonial, as colônias espanholas e o Brasil.

4. (Unesp 2013) A alteração na relação entre o governo português e o Brasil, mencionada no texto, pode ser notada, por exemplo,

a) na redução dos impostos sobre a exportação do açúcar e do algodão, no reforço do sistema colonial e na maior integração do território brasileiro.

b) no estreitamento dos vínculos diplomáticos com os Estados Unidos, na instalação de um modelo federalista e na modernização dos portos.

c) na ampliação do comércio com as colônias espanholas do Rio da Prata, na reurbanização do Rio de Janeiro e na redução do contingente do funcionalismo público.

d) na abertura de estradas, na melhoria das comunicações entre as capitanias e no maior aparelhamento militar e policial.

e) no restabelecimento de laços comerciais com França e Inglaterra, na fundação de casas bancárias e no aprimoramento da navegação de cabotagem.

5. (Fgv 2012) Leia a entrevista.

FOLHA – Estamos vivendo um momento de novas interpretações em relação ao período imperial?

MAXWELL – (...) o movimento de independência da década de 1820 não aconteceu no Brasil, mas em Portugal. Foram os portugueses que não quiseram ser dominados por uma monarquia baseada na América.

Com a rejeição da dominação brasileira, eles atraíram muitos dos problemas de fragmentação, guerras civis e descontinuidade que são parecidos com aqueles que estavam acontecendo na América espanhola.

É sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com