TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Projeto de pesquisa: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 6

Globalização

É um processo de interdependência, interconexões, extensão e profundidade entre Estados e as sociedades. A globalização é um fenômeno que tem por missão o alargamento da extensão e das formas de transação através de fronteiras, e por outro lado o aprofundamento da interdependência econômica entre as ações das entidades globalizadoras (privadas ou públicas), localizadas em países distintos.

Pode-se dizer que globalização é a interligação do mundo, que surgiu no século XX junto com as novas tecnologias, como a internet que permite a troca rápida de informações, mercadorias, serviços, tecnologias e pessoas, entre outras, de todas as partes do planeta.

O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

O processo de globalização está diretamente ligado à expansão dos mercados que visa aumentar também os lucros produtivos ou especulativos em todo o mundo, e poderá assumir as seguintes formas:

Origens da Globalização

Vários historiadores afirmam que processo de globalização teve início já nos séculos XV, XVI, com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. A globalização tal como é vista hoje efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética, e com o crescimento do neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, e impulsionou o processo de globalização econômica.

Características

A globalização vem com a saturação dos mercados internos e com a busca por novos mercados por muitas empresas multinacionais, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite e etc.

Uma característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias e a produção de mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Algumas indústrias fazem a opção por produzir em países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.

Transações financeiras

Para facilitar as relações econômicas, as instituições financeiras (bancos, casas de câmbio, financeiras) criaram um sistema rápido e eficiente para favorecer a transferência de capital e comercialização de ações em nível mundial.

Investimentos, pagamentos e transferências bancárias, podem ser feitos em questões de segundos através da Internet ou de telefone celular.

Tigres asiáticos

Alguns países partiram na frente nesse processo e souberam usufruir mais dos benefícios da globalização, como os chamados tigres asiáticos (Hong Kong, Taiwan, Cingapura e Coréia do Sul). Esses países investiram muito em tecnologia e educação nas décadas de 1980 e 1990 e como resultado conseguiu baratear custos de produção e agregar tecnologias aos produtos. Atualmente, são grandes exportadores e apresentam ótimos índices de desenvolvimento econômico e social.

Blocos econômicos

Com a globalização muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros e o poder de suas moedas. Neste contexto, surgiram a União Européia, o MERCOSUL, a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a APEC. Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas relações comerciais internacionais.

Comunicação

A globalização vai além das relações comerciais e financeiras e nesse processo a Internet, Aldeia Global e a Língua Inglesa têm grande importância para a comunicação entre os povos e suas culturas. As pessoas estão cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou, até mesmo, de conhecer aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta.

Junto com a televisão, a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as idéias, formando assim uma grande Aldeia Global. A língua inglesa torna-se fundamental nesse contexto, pois é a principal ferramenta de comunicação, vista como um idioma universal e o instrumento pelo qual todos os povos podem se comunicar.

O que é Globalização - Definição

Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com