TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Fria (1945-1989)

Artigo: Guerra Fria (1945-1989). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  Artigo  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Guerra Fria (1945-1989):

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países, os Estados Unidos não conflitou a União Soviética (e vice-versa) com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande quantidade de armamento nuclear.

Com o objetivo de reforçar o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lança o Plano Marshall, que era um oferecimento de empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países arrasados na Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente. A partir desta estratégia a União Soviética criou, em 1949, o Comecon, uma espécie de contestação, o qual impedia seus aliados socialistas de se interessarem ao favorecimento proposto pelo então inimigo político.

Por sua vez, a Alemanha aderiu ao Plano, a fim de se restabelecer, o que impulsionou a URSS a obstruir todas as rotas terrestres que davam acesso a Berlim. Assim, o país foi fragmentado: República Democrática Alemã (RDA, ou Alemanha Oriental), socialista e República Federal da Alemanha (RFA, ou Alemanha Ocidental), capitalista.

Em 1949, os Estados Unidos juntamente com seus aliados consolidam a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como objetivo manter alianças militares para que estes pudessem se proteger em casos de ataque. Em contra partida, a URSS assina com seus aliados o Pacto de Varsóvia, que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.

A construção do Muro de Berlim culmina em 1961, constituindo uma barreira geográfica que dividia a população alemã e impossibilitando o contato entre as pessoas residentes na RDA e na RFA.

Somente em novembro de 1989, após várias manifestações populares e o fracasso da URSS, foi derrubado o Muro de Berlim. Após 28 anos de existência, sua queda provocou euforia na população alemã.

Esse fato representou o fim da Guerra Fria e fortaleceu o processo de reunificação entre a Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental, que ocorreu definitivamente no dia 3 de outubro de 1990.

• Envolvimentos indiretos: A busca pela hegemonia política, econômica e militar teve, por conseguinte, o incentivo a conflitos em outros países, como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã.

- Guerra da Coreia: Entre os anos de 1951 e 1953, o país foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, o mesmo sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coreia no paralelo 38. A Coreia do Norte acaba sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coreia do Sul manteve o sistema capitalista.

- Guerra do Vietnã: Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com