TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Fria

Monografias: Guerra Fria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2013  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 2

Após o conflito, os EUA teriam que enfrentar um rival, também de grande potencial, a URSS. Tinham ideias contrárias para a reconstrução do equilíbrio mundial, os EUA criticavam o socialismo e a URSS criticava o capitalismo. Foi então que começou uma grande rivalidade entre esses dois países. Quem era melhor? Essa disputa de interesses que assustou o mundo ficou conhecido como Guerra Fria.

Ela divide o mundo em dois blocos, com sistemas econômico e político opostos: o chamado mundo capitalista, liderado pelos EUA, e o mundo comunista, encabeçado pela URSS. Provoca uma corrida armamentista que se estende por 40 anos e coloca o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear.

A Guerra Fria polarizou o planeta entre Estados Unidos e União Soviética.

Europa Ocidental, Canadá e Japão se aliaram aos EUA enquanto que a Tchecoslováquia, Polônia, Hungria, Iugoslávia, Romênia,Bulgária, Albânia, parte da Alemanha e a China se uniram com a URSS.

É chamada de "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial, por se tratarem de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista era implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano logo via aí uma ameaça a seus interesses; se um movimento popular combatesse uma ditadura militar apoiada pelos EUA, logo receberia apoio soviético.

Cada um exercendo sua influência na geopolítica global.

Disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e URSS após a II Guerra Mundial. É uma intensa guerra econômica, diplomática e tecnológica pela conquista de zonas de influência.

Após a II Guerra Mundial, os soviéticos controlam os países do Leste Europeu e os norte-americanos tentam manter o resto da Europa sob sua influência.

Enfraquecimento econômico e político dos países europeus

Bipolaridade mundial

Cortina de Ferro (é uma expressão célebre utilizada para designar o domínio da extinta União Soviética sobre os países do leste da Europa.)

Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), os principais países envolvidos no conflito (França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Japão) se encontravam em péssima situação socioeconômica. O cenário de destruição nessas nações era enorme, a infraestrutura estava totalmente abalada, além da grande perda populacional. Apenas Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, apesar dos prejuízos gerados pela participação na Guerra, conseguiram manter uma estabilidade financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com