TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Fria

Casos: Guerra Fria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 6

GUERRA FRIA

(Principais países envolvidos e seus principais interesses)

Introdução

Guerra Fria foi a denominação dada ao período compreendido entre 1945 (Fim da 2ª Guerra Mundial) a 1991 (Fim da União Soviética como país), em que os Estados Unidos e a União Soviética travaram uma disputa de interesse econômico-ideológico sem confronto armado entre ambos. Esse conflito pode ser definido como uma guerra econômica, diplomática e tecnológica que tinha como objetivo a expansão das áreas de influência do capitalismo e do socialismo.

Durante esse período de tensão, alguns acontecimentos influenciaram o mundo como um todo, tais como:

A construção do Muro de Berlim;

A corrida armamentista dos Estados Unidos e da União Soviética;

A disputa espacial (viagem à Lua);

A Guerra do Vietnã;

A Guerra das Coreias;

O financiamento de conflitos étnico-separatistas na África e Ásia;

A Crise dos mísseis soviéticos instalados em Cuba no ano de 1962, após tentativa de invasão da Iha pelos americanos, através da Baia dos porcos; e

O apoio a ditaduras na América Latina, (Brasil, Argentina, Nicarágua, etc).

O mundo esteve à beira de uma verdadeira catástrofe atômica durante todo esse período de disputa de interesses entre as duas grandes potências da época. Além dos episódios acima citados, o jogo de interesses de ambas as partes por pouco não suplantou a diplomacia.

Desenvolvimento

O período da Guerra Fria esteve regido por uma “Paz Armada”, ou seja, enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo.

Foram criados dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte, que era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental e o Pacto de Varsóvia, comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.

No campo da tecnologia espacial, a corrida foi acirrada e, EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere às viagens espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nessa área. Isso ocorria, pois havia uma grande disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado.

Os EUA lideraram uma forte política de combate ao comunismo em seu território e no mundo. Usando o cinema, a televisão, os jornais, as propagandas e até mesmo as histórias em quadrinhos, divulgando uma campanha valorizando o "american way of life". Vários cidadãos americanos foram presos ou marginalizados por defenderem suas ideias em países socialistas. Essa ideologia também chegava aos países aliados dos EUA, como uma forma de identificar o socialismo com tudo que havia de ruim no planeta.

A URSS não fez diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Sair destes países, por exemplo, era praticamente impossível. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA (Serviço Secreto dos EUA), os funcionários da KGB (Serviço Secreto da URSS) faziam os serviços secretos soviéticos.

A divisão da Alemanha em dois países foi o maior exemplo dessa disputa, que teve o Muro de Berlim como seu maior símbolo. Esse país foi dividido em duas áreas de ocupação entre EUA e URSS. A República Democrática da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista. A República Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos americanos. A cidade de Berlim foi dividida em 1961 pelo Muro de Berlim, metade capitalista e outra socialista.

Em 1946, Winston Churchill (primeiro ministro britânico) fez um famoso discurso nos Estados Unidos, usando a expressão "Cortina de Ferro" para se referir à influência da União Soviética sobre os países socialistas do leste europeu. Churchill defendia a ideia de que, após a Segunda Guerra Mundial, a URSS tinha se tornado a grande inimiga dos valores ocidentais (democracia e liberdade).

As duas potências desenvolveram planos econômicos para seus países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com