TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Fria Conceitos Diplomaticos E Economicos

Monografias: Guerra Fria Conceitos Diplomaticos E Economicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  2.640 Palavras (11 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 11

Faculdade de Estudos Administrativo – FEAD

Grupo P

William C. Alvarenga (971801)

Jamile K. O. Netto (341572)

Rosiane J. Silva (988012)

A Guerra Fria - Conceitos diplomáticos e econômicos

Belo Horizonte, Novembro de 2014.

Grupo P

William C. Alvarenga (971801)

Jamile K. O. Netto (341572)

Rosiane J. Silva (988012)

A Guerra Fria - Conceitos diplomáticos e econômicos

Trabalho apresentado á Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, para a Disciplina de História Econômica Geral, sob a orientação do tutor Roberto Mercadante.

Belo Horizonte, Novembro de 2014.

Sumário

1. Introdução

2. Desenvolvimento

2.1. Causas da Guerra Fria

2.2. Crises Socialistas e Capitalistas

2.2.1. Capitalismo x Socialismo

2.2.2. Capitalismo – Origens e conceito

2.2.3. Países que adotem o capitalismo

2.2.4. Socialismo – Origens e conceito

2.3. O capitalismo e Socialismo atual

3. Conclusão

4. Referencias Bibliográficas

1. Introdução

Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a extinta União Soviética. Compreendeu o período pós guerra mundial (1945) até a extinção as União Soviética (1991). Foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência. É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear. A corrida armamentista pela construção de um grande arsenal de armas nucleares foi o objetivo central durante a primeira metade da Guerra Fria, estabilizando-se na década de 1960 até à década de 1970 e sendo reativada nos anos 1980 com o projeto do presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan chamado de "Guerra nas Estrelas".

Neste trabalho discorreremos sobre a relação entre a diplomacia e a economia neste período e como isso ajudou a encerrar o conflito.

2. Desenvolvimento

2.1 Causas da guerra fria

Buscando implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, baseado na economia planificada, a União Soviética, uni partidária, Comunista, buscava a igualdade social e ausência da democracia. Enquanto a outra potência mundial os Estados Unidos, cuidavam da proliferação do sistema capitalista, com base na economia de mercado, sob um sistema democrático de propriedade privada. O uso de grande quantidade de armamento nuclear pelas duas potências irracionalizaria um conflito armado, Entretanto, ambas continuaram fomentando conflitos em países como Coréia e no Vietnã.

Na tentativa de revitalizar o capitalismo os Estados Unidos lançam o Plano Marshal para a recuperação dos países arrasados na segunda guerra mundial. A estratégia soviética foi criar em 1949 o Comecon, uma resposta objetivando impedir que seus aliados não aderissem ao plano americano, pois Stalin via esse Plano como uma declaração de guerra econômica à URSS. Contudo, a Alemanha aceitou o plano Marshal apoiada pelos americanos cuidava de suprir sua parte de Berlim, o que provocou a irritação soviética, provocando a divisão da Alemanha em Oriental e Ocidental. Entre outras estratégias, os Estados Unidos e aliados criam a Otan (Organização do tratado do Atlântico Norte), cujo objetivo era manter alianças militares para que estes pudessem se proteger em casos de ataque. Em resposta a isso, a União Soviética assina com seus aliados o Pacto de Varsóvia cuja pretensão era a união das forças militares de toda a Europa Oriental.

2.2 Crises Capitalistas e Socialistas

2.2.1 Capitalismo x Socialismo

A competição pela liderança econômica do mundo foi muito acirrada entre Estados Unidos, um país capitalista e União Soviética um país socialista. Ambos queriam a manutenção e a expansão de áreas de influência e interesses.

Essas tensões tiveram início na Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando os Estados Unidos consolidaram sua oposição de potência capitalista, e a União Soviética, que tinha implantado o socialismo em1917, já surgia como nação forte e respeitada por todas as demais. Nesse pós-guerra mundial intensificaram-se as disputas entre os Estados Unidos capitalistas e a União Soviética socialista pela liderança do mundo. Cada uma das superpotências procurou consolidar sua liderança sobre outros países e ampliar sua área de influência.

2.2.2 Capitalismo – Origens e conceito

O capitalismo tem origem e desenvolvimento dentro do feudalismo, a partir do século IX, com o crescimento da economia européia, cujo avanço tecnológico possibilitou o aumento da produção. Muitos feudos começaram produzir excedentes, de maneira que cresceram a partir dos mocambos ou trocas e vendas com o surgimento das moedas. Entretanto, quanto maior as sobras em dinheiro maiores eram filas dos menos favorecidos ou pobres, iniciando-se assim grandes diferenças sociais. No século anterior ao século XX, a economia capitalista vivia a fase do capitalismo competitivo, onde cada ramo de atividade econômica era ocupado por um grande numero de empresas, normalmente pequenas, que concorriam intensamente entre si. O Estado quase não interferia na economia, limitando-se apenas à política. Entretanto, no século XX, a partir da primeira guerra mundial, o capitalismo passou por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com