TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Fria: EUA e Rússia

Artigo: Guerra Fria: EUA e Rússia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

Guerra Fria

A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, quando os EUA eram a maior potência mundial e a Rússia, a segunda maior e os EUA teriam que enfrentá-la.

EUA (capitalista) Rússia (socialista) tinham idéias contrárias para a reconstrução do equilíbrio mundial, foi então que começou uma grande rivalidade entre esses dois países.

Os EUA criticavam o socialismo e a Rússia criticava o capitalismo.

Esse conflito de interesses assustou o mundo e ficou conhecido como Guerra Fria.

Europa Ocidental, Canadá e Japão se aliaram aos EUA, e a Tchecoslováquia, Polônia, Hungria, Iugoslávia, Romênia, Bulgária, Albânia, parte da Alemanha e a China se uniram com a Rússia.

Na tentativa de provar que o seu sistema era melhor do que o outro, cada lado fez as suas investidas, a Rússia enviou um homem (Yuri Gagárin) ao espaço, enquanto os EUA enviaram Neil Armstrong à Lua.

Nas Olimpíadas, por exemplo, os dois países lutavam para ver quem ganhava mais medalhas de ouro. No final da Segunda Guerra, a Alemanha foi invadida por todos os lados; além de ter sido separada da Áustria, ficando assim dividida em dois países:

- Alemanha Ocidental (ou República Federal da Alemanha – RFA) – capitalista - Alemanha Oriental (ou República Democrática Alemã – RDA) – governada pelos comunistas.

A antiga capital – Berlim, que se localizava no interior da Alemanha Oriental, também ficou dividida em dois:

- Berlim Oriental (tornou-se a capital da RDA) - Berlim Ocidental (tornou-se uma ilha capitalista cercada de socialismo). A briga continuava. Os EUA resolveram ajudar Berlim Ocidental a se reerguer e para isso investiram milhões de dólares na reconstrução da cidade, porém enquanto Berlim Ocidental se reerguia rapidamente, Berlim Oriental não apresentava o mesmo progresso.

Berlim Ocidental (organizada e em processo de reconstrução) representava o capitalismo dentro de uma Alemanha socialista.

A década de 50 e 60 foi marcada por momentos de tensão e intolerância, pois os dois sistemas (capitalista e socialista) eram vistos da forma mais negativa possível.

Ainda nos anos 60, EUA e Rússia viveram a época da coexistência pacífica.

Já nos anos 80 essa cordialidade foi abandonada.

As hostilidades entre os dois países estavam quase acabando.

A Guerra Fria terminou por completo com a ruína do mundo socialista (a Rússia estava destruída economicamente devido aos gastos com armamentos) e com a queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com