TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA ED. E DA PEDAGOGIA

Exames: HISTORIA DA ED. E DA PEDAGOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 3

1ª ETAPA

INTRODUÇÃO

Nosso trabalho é refletir sobre os objetivos do Ensino e aprendizagem da disciplina de História da Pedagogia e da Educação tendo presente que esta ciência ocupa no âmbito das Ciências da Educação. Os mesmos e a definição do currículo de formação dos profissionais da educação. Conhecer a origem etimológica do termo “Pedagogia”.

Explicar em que circunstâncias surgiram à noção de “Ciências da Educação”. Compreender as razões dos que consideram “Pedagogia” e “Ciências da Educação” como sinônimas. Compreender as razões dos que não consideram “Pedagogia” e “Ciências da Educação” como sinônimas e defendem a superioridade de cada uma das noções.

DESENVOLVIMENTO

A história da educação e da pedagogia é entre todas as ciências da educação

uma das mais antigas e, assim, uma das mais desenvolvidas, apesar das suas lacunas e

das suas insuficiências atuais que os especialistas lamentam. Respondendo à afirmação

de Augusto Comte segundo a qual um processo só pode ser compreendido por meio da

sua história, é possível afirmar que uma tentativa de explicação dos sistemas e dos

métodos que esquece completamente as dimensões históricas está votado à história da educação que responde a várias necessidades permitindo em primeiro lugar tornar mais inteligível a pedagogia atual pelo conhecimento do passado.

Descobrimos, graças a ela, as origens frequentemente longínquas das nossas tradições educativas. Por exemplo, o sistema do mandarinato da antiga China; a arte de interrogar o aluno de que a maiêutica de Sócrates nos oferece o célebre modelo; a escola organizada como estabelecimento fechado, já nas escolas de escribas da Antiguidade e sobre tudo nas escolas monásticas da Idade Média; a prática generalizada dos trabalhos escritos dos alunos a partir da pedagogia dos jesuítas; o ensino mútuo assegurado por monitores, tal como existia em particular na Índia.

É preciso distingui-la daquilo a que chamamos a história dos fatos e das instituições de educação, claro que a tese da educação que se encontra na República de Platão não é a da educação ateniense da época e, mais perto de nós, a teoria contida no Émile de Rousseau não corresponde à prática da educação no século XVIII. Não é menos verdade que esta história das ideias pedagógicas (inseparável a nosso ver da história geral das ideias) que tem um grande interesse para melhor compreender. Uma segunda orientação é efetivamente, a história dos métodos e das técnicas pedagógicas.

Não se pode dizer que este seja o aspecto mais desenvolvido da história da educação. Seria, porém muito importante poder analisar a evolução dos materiais pedagógicos, por exemplo, em função da evolução pedagógica, técnica, social, filosófica. A história dos livros de leitura é característica a este respeito, a influência do racionalismo cartesiano que se traduz pelo método silábico e da aprendizagem da leitura codificada no século XVII.

A história não é, portanto um simples olhar deitado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com