TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DO BRASIL E DO PARANA

Trabalho Universitário: HISTORIA DO BRASIL E DO PARANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  4.270 Palavras (18 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 18

MÓDULO:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM – 80h

Lembre-se que o dossiê é único e compreende questões de todas as unidades. Seu principal objetivo é o estudo, colaborar para a compreensão dos temas abordados e prepará-lo para um bom exame. Porém, o sucesso só ocorrerá se você realizar as atividades com atenção e sem cópias.

O dossiê pode ser entregue até a data do exame presencial final, de forma manuscrita, digitado ou postado no Moodle.

Bons estudos e mãos à obra!

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Descreva três características da concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem.

R; inatismo; inato, que já masce com o individuo

Maturalismo= relativo á maturaçao,ou seja maturidade cognativa indica o potencial de aprendizagem.

Apriorismo; apriori ,ou seja as estruturas do conhecimento são inerentes ao sujeito.

Tais idéias delinearam um quadro de aprendizagem centrado no sujeito individual,que depende de maturação neurológica,física,emocional e de capacidade hereditária.

* Facilitador ,auxiliar que desperta o conhecimento que existe no aluno

*Que se policia a todo momento, para interferir o mínimo possível

*Que trás a escola o saber individual que precisa vir a tona ,ser organizado e recheado de conteúdo .

2. Cite um exemplo de sala de aula (diferente da apresentada no texto) no qual as atitudes metódologicas do professor denunciam sua fundamentação teórica inatista .

R; Alguns indivíduos nascem com um dom diferenciado,tem uma abilidade de aprender melhor,outras já tem uma certa dificuldade de aprender.

Ex;tem crianças que não sabem escrever , tem o dom de pintar se espressar de outra forma para a aprendizagem

3. O conhecimento pode ser transmitido de acordo com a concepção apriorista? Justifique sua resposta.

R:nao porque cada individuo ,tem uma certa independência pois cada criança quando nasce já contem em si própria as condições de aprender. se manifestando pouco a pouco .na verdade a escola só deve dar um apoio e sim deixando com que a criança aprenda de forma em que ela se sinta na melhor .tentando aprender por si própria.

O ser humano não nasce com conhecimento nato.ele aprende e com o passar do tempo apriora.

4. Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestalt

R; * Totalidade =É possível determinar o comportamento de uma única pessoa ao identificá -la em seu grupo que realliza a açao.um indivíduo tem coragem de fazer coisas em grupo mas sem estiver sozinho não tem.

Percepção: A estimulação sensorial não garante por si só a percepçao .O individuo percebe só ocorre por de suas relações mentais.a inteligencia depende da estrutura perceptiva interna do indivíduo.

Estrutura: A estrutura é um todo organizado e harmonico,que não se configura como a soma de partes,mas sim a relaçao de conjunto.

Gestalt estuda as relações psicologicas entre a percepção e movimento

envolvidos e percebidos pelo sujeito diante de um estimulo .Seus

fundamentos apoiam-se na ideia de que um 'gestalt' é um todo articulado

que não se forma por simples acréscimo de elementos independentes .

Assim,o conhecimento ocorre do todo para as partes e por meio da percepção

do indivíduo.

5. Em síntese, explique os conceitos de campo fenomenal, do self e da congruência, desenvolvidos por Rogers.

R: Campo fenomenal nada mais é que o mundo das coisas e das pessoas, percebido pela pessoa, a qual com o decorrer da vida, vai atribuindo significações e valores a cada aspecto percebido.

Self é um conjunto de percepções que cada um tem de si mesmo, da vida, de suas relações com os outros e com o mundo, tanto quanto dos valores que atribui a essas percepções.

Congruência é quando agimos ou reagimos em conformidade com o que pensamos e sentimos, nosso comportamento está de acordo com nosso campo fenomenal.

6. O que motiva o estudante a aprender na escola, segundo Rogers?

R; manter sua identidade própria ,a se relacionar com o mundo e com os outros; aperfeiçoar-se mais,ter mais motivação de aprender.

7. Rogers entende a aprendizagem como significante e experiencial. Escreva, com suas próprias palavras, as principais características dessa aprendizagem.

R: Deve -se buscar sempre o aprendizado ,experimental pois as pessoas aprendem melhor aquilo que é necessário,O interesse e a motivação são essenciais para um aprendizado bem sucedido,Fazem com que o professor e o aluna trabalhem juntos com respeito e motivação ,A aprendizagem é muito importante para o estudante.´É avaliada pelo seu próprio aprendiz ,ele Sade o que esta atendendo a suas necessidades de conhecimento.

8. O que é equivalência de estímulos?

R ;são figuras abstratas, palavras ou sílabas sem sentido, por exemplo. A utilização desses estímulos possibilitou simulações experimentais da aquisição e manipulação de símbolos com indivíduos humanos que já dominam a linguagem, dispensando o recrutamento, muitas vezes difícil, de indivíduos com pouca ou nenhuma atividade simbólica (tais como bebês humanos, indivíduos com retardo muito severo ou animais não-humanos). Muitos estudos têm adotado essa maneira de proceder em uma ampla variedade de condições, o que permitiu um rápido avanço do conhecimento gerado.

9. A equivalência de estímulo pode ser utilizada como ferramenta para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita? De que forma?.

R; sim pois tem algumas muitas crianças que possuem um certo grau de dificuldade ,e os estímulos ajudam de alguma forma.através , de palavras ditadas ,figuras ,palavras impressas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com