TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hebreus, Fenícios E Persas

Monografias: Hebreus, Fenícios E Persas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 4

Hebreus

Características gerais:

•Inicialmente era um povo nômade em busca de terras férteis pelo crescente Fértil;

•Após o Êxodo, fixam-se na Palestina, chamada pelos hebreus de Canaã (Terra Prometida), atual Israel.

•Os hebreus são os únicos dos povos orientais a crerem num só Deus (YHWH = Iavé, Jeová ou Jah).

•Os textos do Antigo Testamento da Bíblia contam os costumes, os mitos e a moral do povo judeu.

–Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio compõe o Torá, livro sagrado dos judeus.

Localização geográfica

Os Hebreus habitavam o Oriente Médio e que, em dia, são conhecidos como Judeus. Eles são um grupo étnico-religioso que vive espalhado pelo mundo, mas estão concentrados principalmente no país hoje conhecido como Israel.

Economia

A vida socioeconômica dos hebreus pode ser dividida em duas fases: a nômade e a sedentária. A princípio, os hebreus eram pastores nômades (não tinham habitação fixa),que se dedicavam à criação de ovelhas e cabras. Os bens pertenciam a todos do clã. Mais tarde, já fixados na Palestina, foram deixando os antigos costumes das comunidades nômades. Desenvolveram a agricultura e o comércio, tornaram-se sedentários. Nos primeiros tempos a propriedade da terra era coletiva, depois foi surgindo a propriedade privada da terra e dos demais bens. Surgiram as diferentes classes sociais e a exploração de uma classe pela outra. A consequência dessas mudanças foi que grandes proprietários e comerciantes exibiam luxo e riqueza, enquanto os camponeses pobres e os escravos viviam na miséria.

Sociedade

O povo Hebreu devido seu grande contato com outros povos, seja este contato pacifico ou não, acabou adquirindo uma diversidade cultural muito grande, por isto desenvolveu os mais variados tipos de atividades em seu cotidiano. Os trabalhadores livres se ocupavam com diversas atividades, como agricultura, artesanato, carpintaria, construções e comércio. Sua escravidão se deu de uma forma particular a seus contemporâneos, baseado em suas orientações religiosas, um escravo permanecia na condição de escravos por 6 anos, depois disso sua divida era considerada paga. Os escravos eram prisioneiros de guerras ou pessoas que não conseguiam arcar com suas dividas, tornavam-se escravos, estes exerciam trabalhos mais pesados, em obras publicas e agricultura, além dos trabalhos domésticos e auxiliar os exércitos.

Governo

O povo Hebreu viveu sobre a forma de governo monárquica, onde o rei representava todos os poderes, sendo assim considerado um eleito por Deus para exercer tal função. Dentro de sua organização, os sacerdotes tinha como atribuições a responsabilidade pelos cultos religiosos, manutenção dos templos e cuidados com os símbolos sagrados. Os Anciãos eram as pessoas mais velhas da comunidade, mais experientes, as quais aconselhavam os sacerdotes e mesmo o próprio rei, quando estes precisavam de alguma ajuda. Os cuidados com exércitos, administração da casa do rei, e dos templos ficavam por responsabilidade dos membros das famílias mais ricas, e com maior destaque dentro da sociedade.

Cultura

Da cultura criada pelos hebreus, a religião, é sem dúvida o legado mais importante. A escrita e literatura, entre os hebreus, povo de língua semita, surgiu muito cedo através de uma escrita própria. A arqueologia revelou a existência da escrita a partir de meados do segundo milênios a. C., (época do Êxodo). O alfabeto hebraico atual é uma variedade do aramaico, que juntamente com a língua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com