TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Henri Fayol

Artigos Científicos: Henri Fayol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 5

Henri Fayol:

Henry Fayol nasceu em Constantinopla em 1941, em 1860, graduou-se em Engenharia de Ninas, pela Escola Nacional de Minas de Saint Ètienne. Ainda muito jovem foi trabalhar nas atividades de mineração de carvão e ferro de fundição, onde logo se destacou por suas habilidades técnicas, sendo recompensado com a promoção de gerente das minas Commentry, e algum tempo depois, a de gerente de um grupo de minas, onde logo foi nomeado diretor geral.

Foi a partir de suas experiências executivas, que Fayol desenvolveu sua proposta de administração. Convencido da necessidade de organizar o pessoal das grandes empresas de modo racional, através de uma estrutura formal organizacional, ainda muito cedo compreendeu a necessidade de bons chefes, em todos os tipos de atividade social - Oficina, família e Administração Pública, através da aplicação de funções, princípios e conceitos administrativos. O Fayolismo, segundo seus propagandistas é uma “escola de chefes”. Fayol pôs a serviço dessa ideia, sua grande experiência industrial e pode de dizer que seu êxito constituiu principalmente em se colocar em lugar ao alcance de todos. A definição que ele dá a sua Doutrina, é da necessidade de substituir o empirismo, que prejudicava os rumos do negócio, e a necessidade dos chefes conhecerem a leis que regem a administração, buscando a eficiência produtiva.

Fayol enfatizava que todos os empregados em uma organização participam, em maior ou menor grau, da função administrativa, todos têm a oportunidade de exercitar suas habilidades administrativas e ser reconhecido por isso, podendo subir na hierarquia administrativa.

Diferentemente de Taylor que propôs seus estudos da administração científica, de forma ascendente, sobre as habilidades técnicas. Fayol se propôs a desenvolver sua teoria administrativa para separar a habilidade administrativa do conhecimento tecnológico. De acordo com fayol o sucesso organizacional depende mais das habilidades administrativas de seus líderes do que de suas habilidades técnicas.

A doutrina de Fayol, tem na sua essência, o objetivo de facilitar a gerência das organizações, sejam industriais, militares ou de qualquer índole, seus princípios, suas regras e seus processos, devem corresponder as suas necessidades. A administração não é um privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos diretores, é uma função que se reparte, como outras funções essenciais, entre a cabeça e os membros do corpo social.

Uma avaliação prematura de Fayol colocou seu trabalho em competição ou contraste com a trabalho de Taylor. Porém, Fayol insistiu que não era assim, reconheceu o valor da administração científica de Taylor, e que seus trabalhos eram complementares, pois ambos procuravam a melhoria administrativa, por diferentes caminhos de análise.

Apesar de todas as controvérsias, Fayol é considerado o pai da Administração Moderna, pois foi o inventor da mesma. Todos as obras americanas sobre a história da administração e técnicas de gestão apresentam a biografia de Fayol e, as vezes, lhe dão a mesma importância que Taylor. Os dois estabeleceram quase que paralelamente suas doutrinas, porém partindo um do alto – Fayol e outro da base – Taylor.

Além da sequência: prever organizar, comandar, coordenar e controlar, a qual Fayol entendia por Administrar, usa-se outros três pensamentos histórias essências para a doutrina de Fayol:

A administração ou o management é um método geral; A administração diz respeito ao governo das organizações; A administração repousa sobre o conceito de sistema.

Para Fayol, administração e managemet tinham o mesmo sentido, pois o que era dito por ele, valia tanto para a Indústria como para o setor Terciário, tanto para atividades coletivas como para produções econômicas. Fayol foi se não o primeiro a ter a intuição da necessidade de se construir um corpo de saber baseado em certa prática, para que assim fosse aperfeiçoado e transmitido para os demais. Percebe-se, então, o caráter original dessa doutrina, bem como a sua finalidade específica.

Fayol fazia distinção entre a direção, porém ele acreditava que as funções administrativas estavam presentes em todos os níveis, até na vida dos dirigentes, onde ele afirmava que era um papel tão marcante que parecia ser puramente administrativo. Com suas opiniões únicas e avançadas para a sua época, Fayol acreditava que não era necessário engenheiro estudarem demasiadamente matemática e sim ter conhecimento da fala e da escrita, uma vez que iniciativa, energia, sentido das proporções e coragem são muito mais necessários. Porém, as pessoas já estavam muito acostumadas a obterem sucesso e agirem dessa maneira, então foi por esse motivo que Fayol desenvolveu uma nova doutrina que dizia:

• Importância da previsão: sistemas de previsões mensais, anuais, sejam quais forem para aumentar o valor do trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com