TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hierarquia

Por:   •  24/8/2015  •  Ensaio  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Federal da Bahia

Alunos (as): Ana Júlia, Bianca Ferraz, Sheila Anjos e Yasmin Carvalho

Professora: Malu

Turma: 18.213.2

Disciplina: Sociologia

Hierarquia: Um tipo de hierarquia presente é na gestão de cargos. Por exemplo: Nas decisões tomadas no IFBA passam primeira pelo diretor geral, depois pela diren, por um coordenador pedagógico, coordenador de curso e por último por um determinado professor. Ou seja, tais decisões seguem uma linha de raciocínio onde se inicia do cargo mais alto e vai até o cargo mais baixo.

Se não houvesse essa hierarquia e o IFBA adotasse ideias do socialismo e/ou comunismo, as decisões seriam tomadas em conjunto, sem nenhum tipo de autoridade, um ajudaria o outro, de certa forma uma troca de trabalho.

Existe uma escola aqui em Seabra chamada Recrearte, que é uma escola sob o modelo de gestão participativa, e que realiza trabalhos sociais. Uma relação de trabalho mais ou menos comunista porque mesmo dividindo tudo em conjunto, as mesmas pessoas que ensinam são as mesmas que limpam as salas, sem sobrecarga de trabalho para ninguém, mas ainda não é uma escola sem fins lucrativos, com financiamento autônomo, os alunos pagam para estar nela.

Equidade salarial: Outro ponto importante se o IFBA fosse socialista e/ou comunista seria em relação a equidade salarial entre funcionários, equidade se entende como uma igualdade das pessoas, de acordo com as suas necessidades e suas funções. Um exemplo: Professores que passaram no concurso ganham bem mais que funcionários terceirizados da limpeza e dos cuidados do Instituto. Há diferença não só nos salários. Se pararmos para refletir, um professor que possui mestrado em uma determinada disciplina, e que tem casa própria, tem transporte, e um filho, recebe quatro mil reais mensalmente. Uma funcionária da limpeza da mesma escola que paga o aluguel de sua casa, que paga todos os dias transporte para se deslocar de casa para o trabalho e do trabalho para casa, e que tem mais filhos que a professora. Para ficar na mesma equidade salarial que a professora, a funcionária da limpeza passaria ganhar mais ou menos seis mil reais para suprir as suas necessidades que são maiores.

Processo seletivo: Trabalha a questão da exclusão! A ideologia do capitalismo é que nos faz acreditar que todos possuem as mesmas chances, mas sabemos que isso não é verdade. O estado impõe o mérito, colocando todas as classes em uma mesma posição como se a preparação fosse à mesma.

 Alunos de baixa renda que vieram de escolas municipais e estaduais onde o ensino é de péssima qualidade, que trabalha a tarde ajudado os pais, são esquecidos. Aos outros alunos de renda média que vieram de escolas particulares e que possuem tudo precisa desde cursinhos preparatórios até psicólogos, tem assim uma trajetória totalmente diferente, mas posto na sociedade como “sociedade igualitária”. E tudo isso acontece ao nosso redor, um exemplo da nossa cidade, na sede de Seabra são escolas particulares com listas de alunos que foram aprovados, e que até mesmo aluna da 7ª serie que passou em primeiro lugar no processo seletivo IFBA 2015.  

O processo seletivo se parece mais como uma forma de justificar um lugar pros ricos, onde quem tem preparo para correr nessa “maratona” está mais apto a ganha-la. Mas vejamos isso significa que aquele que não passou seja menos merecedor da vaga?  Que seja menos inteligente? Que tenha menos capacidade? NÃO, pode não ter tipo o mesmo preparo e só.

Se não houvesse esse processo seletivo no IFBA e adotasse ideias do socialismo e/ou comunismo entraria como um processo de federalização, tema a ser abordado a longo do nosso trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com