TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Antiga Ocidental

Por:   •  9/6/2016  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

Boa tarde.

Em 1980 surgiu a terceira geração dos Annales, o que proporcionou diversas mudanças no modelo da história social, estando em discussão o estatuto científico da história.

Os historiadores da terceira geração dos Annales estavam reagindo às questões do seu tempo, operaram transformações no paradigma da história social, que nada mais era que inspirações estruturalistas.

Surgiram abordagens caracterizadas pelo redimensionamento das escalas analíticas e pela revisão metodológica. Um dos principais líderes da terceira geração foi Jacques Ravel (1942), é também pioneiro da abordagem que é hoje conhecido como "micro - história"

Para conhecimento, destacamos a relação da Memória e da História: A memória tem uma relação direta, com o passado, é antes de tudo, memória individual, lembrança pessoal dos acontecimentos vividos. A memória é terrivelmente seletiva e se concentra sobre alguns fatos. O esquecimento é de duas ordens: há o esquecimento daquilo que acontece insignificante e não parece se insignificante e não merece ser relembrado, e há o esquecimento de ocultação, também chamado de esquecimento voluntário, o que se não quer ser lembrado.

A história estabelece uma distância, o historiador não viveu o passado que descreve a ligação afetiva e pessoal não é espontânea. Para recuperar a etimologia grega, a história é uma "investigação". O historiador deve combater o esquecimento e não pode se permitir negligenciar os fatos importantes, mesmos que ele hierarquiza e os classifica. O historiador deve utilizar todas as fontes, além de se classificarmos no ponto de vista científico.

Quanto às críticas, recaem, por exemplo, na deficiência gerada pela desconsideração da política e por conseqüência, no privilégio do econômico-social e na ausência de uma proposta filosófica de história. O não comprometimento com a política atual e com propostas de mudança social levaram ao desenvolvimento de uma história conservadora e pouco reflexiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com