TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia De Roma

Artigos Científicos: Historia De Roma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  9.944 Palavras (40 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 40

História de Roma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

NoFonti.svg

Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Janeiro de 2012).

Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.

Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Yahoo! — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Roma: Ruínas do Fórum, em direção ao Capitólio, por Canaletto, 1742

A história de Roma remonta a 753 a.C.1 , com a fundação de um pequeno povoado na península Itálica. Embora a fundação tenha ocorrido no século VIII a.C., o mais antigo registro escrito é o estabelecido pelo historiador Marco Terêncio Varrão (116 a.C. - 27 a.C.) durante o reino de Augusto, cerca de 500 anos após o fato1 . Com o tempo, Roma tornou-se o centro de uma vasta civilização que dominou a região mediterrânica durante séculos, e que seria derrubada por algumas tribos germânicas, dando início à era historiográfica da Idade Média. Tornou-se a sede da Igreja Católica e, por pressão das circunstâncias políticas, seria obrigada a ceder parte de si, no seu interior, para formar um Estado independente, a Cidade do Vaticano. Continuou, no entanto, a desempenhar um papel importante na política global, tal como o fez na história e cultura dos povos europeus durante milénios.

Índice [esconder]

1 Roma Antiga

1.1 Origem

1.2 Primeiros povos itálicos

1.3 Domínio etrusco

1.4 República Romana

1.5 Império Romano

2 Roma medieval

2.1 As invasões bárbaras e o domínio bizantino

2.2 O Sacro Império

2.3 Comuna de Roma

2.4 Cativeiro babilónico

2.5 O regresso do papa a Roma

3 Roma moderna

3.1 O Renascimento em Roma

3.2 O saque de Roma e a Contrarreforma

3.3 Unificação italiana

3.4 Na actualidade

4 Ver também

5 Referências

6 Bibliografia

7 Ligações externas

Roma Antiga[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Roma Antiga

Cronologia romana

Reino de Roma

e República Romana

753 a.C. Segundo a lenda, Rômulo e Remo fundam Roma.

753–509 a.C. Reino de Roma.

509–500 a.C. Criação da República Romana.

387 a.C. Os Gauleses invadem Roma. Saque de Roma

264-146 a.C. Guerras Púnicas.

146-44 a.C. Guerras civis romanas. Surgimento Mário, Sula, Pompeu e Júlio César.

44 a.C. Assassinato de Júlio César

Roma Antiga foi uma civilização que se desenvolveu a partir da cidade-Estado de Roma, fundada na península Itálica durante o século VIII a.C.2 . Durante os seus doze séculos de existência, a civilização romana transitou da monarquia para uma república oligárquica até se tornar um vasto império que dominou a Europa Ocidental e ao redor de todo o mar Mediterrâneo através da conquista e assimilação cultural. No entanto, um rol de factores sócio-políticos iria agravando o seu declínio, e o império seria dividido em dois. A metade ocidental, onde estavam incluídas a Hispânia, a Gália e a Itália, entrou em colapso definitivo no século V e deu origem a vários reinos independentes; a metade oriental, governada a partir de Constantinopla passou a ser referida como Império Bizantino a partir de 476 d.C., data tradicional da queda de Roma e aproveitada pela historiografia para demarcar o início da Idade Média.

Origem[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Fundação de Roma

A etimologia do nome da cidade é incerta, e são várias as teorias que nos chegam desde a Antiguidade3 . A menos provável indica-nos que derivaria da palavra grega Ρώμη (Róme), que significa "bravura", "coragem". A mais provável é a ligação com a raiz *rum-, "seios", com possível referência a uma loba (em latim, lupa) que teria adotado os gémeos Rómulo e Remo que, segundo se pensa, seriam descendentes dos povos de Lavínio. Rómulo mataria o seu irmão e fundaria Roma.

Nas últimas décadas, os progressos na língua etrusca e na arqueologia na Itália reduziram as probabilidades destas teorias, introduzindo novas hipóteses possíveis. Sabe-se, atualmente, que o etrusco era falado desde a região que se tornaria mais tarde na província romana de Récia, nos Alpes, até à Etrúria, incluindo o Lácio e toda a região para Sul, até Cápua. As tribos itálicas entraram no Lácio a partir de uma região montanhosa no centro da península Itálica, vindos da costa oriental. Apesar das circunstâncias da fundação de Roma, a sua população original era, por certo, uma combinação da civilização etrusca e povos itálicos, com uma provável predominância de etruscos. Gradualmente, a infiltração itálica aumentaria, ao ponto de predominar sobre os Etruscos; i.e., as populações etruscas seriam assimiladas pelas itálicas, dentro e fora de Roma.

Os Etruscos dispunham da palavra Rumach, "de Roma", de onde pode ser extraído "Ruma". Adiante na etimologia, tal como na maioria das palavras etruscas, permanece desconhecido. Que talvez possa significar "teta" é pura especulação. As associações mitológicas posteriores colocam em dúvida esse significado; afinal, nenhum dos colonizadores originais foi criado por lobos, e é pouco provável que os fundadores tivessem tido algum conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com