TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história de Roma Antiga

Abstract: A história de Roma Antiga. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  Abstract  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 4

ADMINISTRAÇÃO EM ROMA

A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem à língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.

ORIGEM HISTÓRICA DE ROMA

De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da península itálica: gregos, etruscos e italiotas. Desenvolveu na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade, nesta época, era formada por patrícios (nobres proprietários de terras) e plebeus (comerciantes artesãos e pequenos proprietários). O sistema político era a monarquia, já que a cidade era governada por um rei de origem patrícia.

MONARQUIA ROMANA (753 a.C. a 509 a.C.)

Durante o século VI A.C., o regime de governo era monárquico e o poder real apresentava caráter divino. O rei acumulava a chefia militar, administrativa, jurídica e religiosa. Era eleito pelo Senado e governava durante toda vida. Para governar, apoiava-se em duas instituições: O Senado, um conselho de anciãos composto pelos patrícios mais importantes, e a Assembleia Criativa, que reunia todos os patrícios adultos, membros das trinta cúrias romanas. Cada tribo contribuía para defesa do Estado com cem cavaleiros e dez centúrias (unidade básica do exército romano). A eleição do rei envolvia um complexo sistema, onde cabia ao Senado selecionar um membro de cada tribo e à Assembleia Curiata escolher um entre os três selecionados para o cargo.

PERÍODO REPUBLICANO

Durante o período republicano o senado romano ganhou poder político. Os senadores de origem patrícios cuidavam das finanças públicas da administração e da política externa. As atividades executivas eram exercidas pelos cônsules e pelos tribunos da plebe. A base da república romana era o senado, formado por 300 patrícios, que tinha a responsabilidades de propor leis. Os cargos se dividiam em diferentes ramos: garantir a integridade da tradição e da religião, conduzir a política externa, administrar as províncias e supervisionar as finanças públicas. O monopólio do poder patrícios (que controlavam todas as bases) impendia que as plebes fossem nomeadas cônsules ou censória, levou a sucessivas revoltas.

PERÍODO IMPERIAL

Nesse Período Roma dominou a Península Itálica, a Grécia, Egito, Gália, entre outros países. Com as conquistas a vida e a estrutura de Roma sofreram mudanças. O império romano passou a ser muito mais comercial do agrário. Os povos conquistados foram escravizados ou passaram a pagar impostos para o império. As províncias foram fonte de recursos para Roma. A capital do império enriqueceu e a vida dos romanos mudou.

ALTO IMPÉRIO: Ao assumir o império, Otávio Augusto, reforçando a base do poder, passou a ter um papel mais importante que o do senado. Na parte administrativa, criou um novo imposto sobre as heranças e sobre as vendas para aumenta a arrecadação do estado. Aperfeiçoou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com