TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Brasil

Casos: Historia Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  6.216 Palavras (25 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 25

DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO

F Questões obrigatórias para o dossiê

1. Por que se afirma que os portugueses tinham uma relação antiga com o mar?

A base econômica era fruto da pesca e da extração do sal. Pequenas cidades surgiram no litoral português, desenvolvendo um intenso comércio, fazendo crescer um ativo grupo de comerciantes.

2. Com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, inicia-se o período histórico conhecido como Idade Moderna e, naquela região, o comércio com os povos ocidentais passa a ser proibido. Qual a relação deste fato com a chegada dos portugueses às terras que seriam chamadas de Brasil?

Os portugueses desejavam participar desse comércio, por isso começaram a procurar uma nova rota marítima para atingir o Oriente, contornando a África. Em 1453, quando os turcos otomanos conquistaram o Mediterrâneo oriental e a cidade de Constantinopla, o comércio entre a Europa e o Oriente ficou ainda mais difícil, aumentando à necessidade de encontrar uma nova rota para as Índias. Os primeiros navegantes tiveram que vencer os obstáculos naturais do mar, tais como: as tempestades, as correntes marítimas e o medo de navegar em oceanos desconhecidos, sobre os quais existiam inúmeras histórias de perigos e de monstros fantasiosos. As técnicas de navegação daquela época não eram apropriadas para longas viagens em mares abertos, como os oceanos. Entre os povos europeus, os portugueses tinham uma relação antiga com com o mar

3. Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Como se deu o encontro dessas duas culturas? Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo e outras publicações.

4. Fale sobre o trabalho escravo na América Portuguesa. Por que os navios negreiros também eram chamados de navios tumbeiros?

Por quase quatrocentos anos o Brasil foi um país escravista. Os escravos realizavam quase todo o trabalho: na lavoura, nas casas, na exploração mineira, nos serviços urbanos no transporte de pessoas e de mercadorias. Trabalhavam até o limite máximo de suas forças, como nos engenhos, que a jornada diária era de 14 a 17 horas, sob vigilância dos feitores.

Das feitorias, os cativos eram embarcados em navios chamados negreiros ou tumbeiros (apelido dado aos navios negreiros pelo grande número de negros que morriam nas viagens).

5. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil.

A causa da Inconfidência Mineira (1789) foi a Insatisfação contra medidas restritivas do rei de Portugal sobre as regiões das minas: proibição de fábricas e engenhos, cobrança do quinto e derrama. Teve como objetivos o fim da dominação portuguesa, Proclamação da República, criação de universidade, fundação de fábricas. Os principais envolvidos foram Poetas, escritores, mineradores, militares, padres e outros, destacando-se Tiradentes.

As causas da Conjuração Baiana (1798) fora descontentamento contra a falta de alimentos, os altos preços e os baixos salários dos soldados. Teve como objetivos a Independência do Brasil - Ideais de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa. Os principais envolvidos foram Homens letrados, padres e muitas pessoas pobres – mulatos negros libertos e escravos, destacandose os alfaiates

6. Em que consistiu o Bloqueio Continental determinado por Napoleão Bonaparte e qual sua relação com a vinda da família real para o Brasil?

Os portugueses mantinham uma antiga aliança com os ingleses, de quem dependiam economicamente. Além de empréstimos a Inglaterra fornecia produtos industrializados para Portugal e suas colônias e também, proteção militar. Esses compromissos pesaram na hora de decidir a adesão ao Bloqueio Continental. Assim os britânicos, saíram favorecidos. Diante deste bloqueio Portugal ficou numa situação delicada, porque dependia economicamente da Inglaterra e ao romper com ela levaria o Estado português à falência. Ao mesmo tempo, se não se rompe teria como resultado a invasão francesa. A solução foi a transferência da Família Real para o Brasil, em 22 de janeiro de 1808. Ocupado pelos franceses, Portugal deixou de ser a sede do Reino português; perdeu boa parte das suas riquezas, transferida para o Brasil pela Corte, e também a sua autonomia

7. Com a vinda da Família Real para o Brasil, em 22 de janeiro de 1808, quais foram os benefícios trazidos por João VI? Qual cidade foi mais beneficiada?

A criação da Imprensa Régia com o surgimento do primeiro jornal brasileiro: A• Gazeta do Rio de Janeiro. Abertura dos portos brasileiros às nações amigas, permitindo que comprassem• produtos de outros países e vendessem os seus para eles. Até então a Colônia só podia fazer comércio com Portugal. Instalação de fábricas na Colônia, o que até então era proibido.

Academia Real Militar, Biblioteca Pública, Jardim Botânico, fundação de escolas• de ensino superior. Criação do Banco do Brasil e da casa da moeda•

8. Após a Independência, como foram organizados e como funcionaram o Primeiro e Segundo Reinados, no Brasil?

Primeiro Reinado o governo de D. Pedro I estendeu-se de 1822 até 1831. Foram muitas as dificuldades para consolidar a independência e manter a unidade do país. Seu primeiro ato político importante foi a convocação da Assembléia Constituinte, eleita no início de 1823. Há também seu primeiro fracasso: devido a uma forte divergência entre os deputados brasileiros e o soberano, que exigia um poder pessoal superior ao do Legislativo e do Judiciário, a Assembléia foi dissolvida em novembro. A Constituição foi outorgada pelo imperador em 1824. Contra essa decisão rebelam-se algumas províncias do Nordeste, lideradas por Pernambuco. A revolta conhecida pelo nome de Confederação do Equador é severamente reprimida pelas tropas imperiais. A oposição contra o governo autoritário de D. Pedro I cresceu em 1831. D. Pedro I foi obrigado a abandonar o trono em favor de seu filho, D. Pedro de Alcântara, que tinha apenas 5 anos de idade, partindo para Portugal. Com essa idade seu filho ainda não podia governar o país, por isso adotou-se, então, o sistema de regências para administrar temporariamente o Brasil. 8.2 Segundo Reinado (1840-1889) Período durante o qual Dom Pedro II governou o Brasil. Começa em 1840, com a antecipação da maioridade do imperador e termina em 15 de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com