TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Brasil E Do Parana

Ensaios: Historia Do Brasil E Do Parana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  2.947 Palavras (12 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 12

HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ – 60h

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, inicia-se o período histórico conhecido como Idade Moderna e, naquela região, o comércio com os povos ocidentais passa a ser proibido. Qual a relação deste fato com a chegada dos portugueses às terras que seriam chamadas de Brasil?

R;Os portugueses desejavam participar desse comércio, por isso começaram a

procurar uma nova rota marítima para atingir o Oriente, contornando a África. Em 1453,

quando os turcos otomanos conquistaram o Mediterrâneo oriental e a cidade de Constantinopla, o comércio entre a Europa e o Oriente ficou ainda mais difícil, aumentando à necessidade de encontrar uma nova rota para as Índias.

2. Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo.

R;a. A extensão territorial, o clima fresco, a abundância da água e

da vegetação, levava os viajantes a comparar a nova terra com um paraíso. a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados

3. Escreva um texto sobre o período colonial e a exploração do trabalho escravo, destacando seus principais aspectos.

R;Encarregada de explorar a costa brasileira, a primeira expedição oficial enviada à

América Portuguesa, observou a existência de grande quantidade de pau-brasil. Até então importado do Oriente e largamente usado na Europa para a tintura de tecidos e

para o uso da fabricação de móveis, o pau-brasil era um produto que atendia aos interesses comerciais portugueses. Por estar interessada no comércio oriental, a Coroa cedeu o direito de exploração do pau-brasil para comerciantes portugueses. Estes, além de proteger a terra com a construção de fortalezas, deveriam pagar o quinto (20%) de imposto ao Tesouro Real. A Exploração só foi possível graças à participação dos nativos, por meio do sistema de escambo: em troca do trabalho de derrubar as árvores, limpá-las, arrumá-las em toras e embarcá-las nas naus, os índios recebiam machados e instrumentos de metal, além de outros pequenos objetos que os encantavam, como colares e tecidos, entre outros.

4. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil.

R; inconfidência mineira; Enquanto Portugal passava por uma dificuldade ecnômica ,já a Inglaterra iniciava sua industrializaçao.Portugal umentava sua com produtos manufaturados ele contava com a única fonte de renda o ouro do brasil.com isso começou a defender as ideias de 'LIBERDADE'e de 'INDEPENDENCIA”difundidas pelos estudantes.Planejavam eclodir com o movimento armado no dia que começasse a corança de impostos atrasados Esse era o plano de proclamar a República, mas um traidor infiltrado avisou o governador,que suspendeu a derrama e mandou prender os líderes mais atuantes,como tiradentes.

Conjuraçao baiana: As revoluções coloniais do secúlo xviii fracaçaram por que a população brasileira como um todo,nao estava envolvida pelos ideais de independência.Por medo de rebileôes ,o povo foi mantido pela elite ,distante das conspiraçôes. Apenas conjuração baiana teve participação popular .mas nesse caso, as elites estavam divididas .A ideia de uma rebilião,defendida por alguns homens ricos e ocultos de salvador estendeu-se rapidamente para as camadas mais humildes da sociedade.Os lideres do movimento tiveram como principais objetivos o proclamação da Republica ,o fim da escravidão , a igauldade social ,a diminuição dos impostos e a liberdade de comércio internacional.

5-Após a Independência, como foram organizados e como funcionaram o Primeiro e Segundo Reinados, no Brasil?

R;Questão religiosa- A sempre foi ligada ao governo,mas algumas criticas foram feitas pelos bispos e acabaram sendo presos, onde a realçao entre a Igreja e o Estado ficam abalados.

*Questao militar: Os imigrantes do exercito brasileiro faziam muita critica,a monarquia onde os oficiais não podiam se manifestar com a imprença sem a autorizaçao com vitória na guerra do Paraguais eles ganharam prestigios .

*Aboliçao e escravidão;Os escravos foram os ultimos que apoiaram .mesmo com proclamaçao da lei aurea eles se sentiam prejudicados e não apoiaram mais o imperador.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Que relação pode ser estabelecida entre as grandes navegações e a expansão do capitalismo?

2. Faça um resumo sobre o Tratado de Tordesilhas e seus objetivos.

3. Faça uma busca na Internet pela Carta de Pero Vaz de Caminha e sintetize a descrição que o escrivão português fez das terras brasileiras.

4. O pau-brasil é considerado a primeira matéria-prima brasileira a ser explorada pelos portugueses. Neste contexto, explique a sua importância para a economia de Portugal, nos primeiros anos de exploração da terra brasileira.

5. Em que consistiu o Bloqueio Continental determinado por Napoleão Bonaparte e qual sua relação com a vinda da família real para o Brasil?

UNIDADE 2

BRASIL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com