TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Brasil Eparana

Artigo: Historia Do Brasil Eparana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  3.738 Palavras (15 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 15

MÓDULO:

HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ – 60h

UNIDADE 1

DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, inicia-se o período histórico conhecido como Idade Moderna e, naquela região, o comércio com os povos ocidentais passa a ser proibido. Qual a relação deste fato com a chegada dos portugueses às terras que seriam chamadas de Brasil?

Eram de relações comercias.

2. Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo.

Que era terra de ar fresco e temperado, graciosa, tudo nela se dá por causa das águas que tem, ficaram encantados com a maneira que os índios se vestiam de como sua pele era parda diferente da deles que eram brancas, não usavam nenhuma vestimenta, seus adornos e sua inocência isso encantou os portugueses.

3. Escreva um texto sobre o período colonial e a exploração do trabalho escravo, destacando seus principais aspectos.

Neste período Portugal não despertou interesse de imediato pelo Brasil,mas sim em sua madeira que era de primeira qualidade como os índios eram inocentes, e como não tinha como vender para os nativos ,fizeram escambo ou seja troca de mercadoria, também exploravam na agricultura, os índios percebendo que estavam sendo explorados as suas relações começaram a deteriorar.Depois houve a colonização portuguesa,com o sistema de capitanias hereditárias que eram grandes faixas de terras indo do litoral ate a linha de Tordesilhas, A escravidão começou no Brasil no século XVI. Os colonos portugueses começaram escravizando os índios, porém a oposição dos religiosos dificultou esta prática. Os colonos partiram para suas colônias na África e trouxeram os negros para trabalharem nos engenhos de açúcar da região Nordeste.

Os escravos também trabalharam nas minas de ouro, a partir da segunda metade do século XVIII.

Tanto nos engenhos quanto nas minas, os escravos executavam as tarefas mais duras, difíceis e perigosas.

A maioria dos escravos recebia péssimo tratamento. Comiam alimentos de péssima qualidade, dormiam na senzala (espécie de galpão úmido e escuro) e recebiam castigos físicos.

O transporte dos africanos para o Brasil era feito em navios negreiros que apresentavam péssimas condições. Muitos morriam durante a viagem.

Os comerciantes de escravos vendiam os negros como se fossem mercadorias.

Os escravos não podiam praticar sua religião de origem africana, nem seguir sua cultura. Porém, muitos praticavam a religião de forma escondida.

As mulheres também foram escravizadas e executavam, principalmente, atividades domésticas. Os filhos de escravos também tinham que trabalhar por volta dos 8 anos de idade.

Muitos escravos lutaram contra esta situação injusta e desumana. Ocorreram revoltas em muitas fazendas. Muitos escravos também fugiram e formaram quilombos, onde podiam viver de acordo com sua cultura.

A escravidão só acabou no Brasil no ano de 1888, após a decretação da Lei Áurea.

Fonte. Historia do Brasil net.

4. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil.

Podemos pensar e repensar nos movimentos que ocorreram em 1789 e 1798. Foram épocas difíceis para o governo. Ambos os movimentos o visavam como inimigo, embora cada uma das conjurações tivesse um ponto de vista diferente.

A inconfidência tinha como objetivo a independência do Brasil inteiro. Seus lutadores era a elite, e seu alvo era a Coroa Portuguesa. Os organizadores do movimento se reuniam secretamente na casa do militar Francisco de Paula Freire de Andrade. A Conjuração Mineira também pode, ou melhor, é chamada de Inconfidência Mineira. Esta é uma questão para pensar. Conjuração ou Inconfidência? Antes de concluirmos nossa resposta, devemos saber os dados. Conjuração é o termo denominado para uma luta contra o governo, e Inconfidência é o termo denominado para a infidelidade à autoridade.

A Conjuração.

Baiana foi a luta contra a elite. Os baianos desejavam a libertação dos escravos e a independência do Brasil inteiro, assim como os mineiros. Quem lutou nesta Conjuração foram as camadas sociais mais pobres, como os alfaiates, ferreiros, etc. Por isso, a Conjuração Baiana também atende ao chamado de Revolta dos Alfaiates. O desejo da independência do Brasil todo foi a única semelhança entre as duas conjurações, e a diferença entre elas é a libertação dos escravos. Como foi escrito anteriormente, os baianos lutavam também pela libertação dos escravos, e os mineiros não lutavam por isso. Ao contrário, eles concordavam com o governo em relação a este fato, pois muitos usavam escravos. No entanto, a despeito de um projeto de nação independente, vemos que a Conjuração Baiana e a Inconfidência Mineira não se separaram apenas por um hiato temporal. A falta de comunicação entre os centros de colonização e a ausência de um sentimento nacional anula qualquer possibilidade de se considerar que tais revoltosos se sentiam integrantes de uma nação que merecia a sua independência. Na maioria dos casos, a autonomia era projetada em esfera local. Assim que a Conjuração Baiana ganhava contornos mais radicais e populares, os líderes intelectuais da causa acabaram se afastando do movimento. Talvez, assim como os inconfidentes mineiros, eles temiam os efeitos de uma revolta emancipacionista conduzida pelas camadas menos favorecidas da população. Por fim, vemos que a revolta baiana se diferenciou da conspiração mineira assim que os agentes sociais de cada acontecimento se diferiram em suas origens e interesses.

Fonte:site Brasil escola.

5. Após a Independência, como foram organizados e como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com