TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Geral

Exames: Historia Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 4

UNIDADE 1

1. Quais foram às mudanças ocorridas na forma de trabalho no decorrer da Pré-História em seus três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais?

Paleolítico: o homem vivia da caça e da pesca e coleta, era nômade moravam em cavernas, lascavam pedras para usar no trabalho e assim descobriram o fogo.

Neolítico: mudou de nome para sedentário, domesticou animais, aprendeu a usar a roda e a polir pedra e ossos para produzir facas, etc.

Idade dos Metais: desenvolvimento de técnicas agrícolas, com a fundição permitiu a produção de armas mais poderosas.

2. Analise a contribuição dos egípcios para o campo da economia, política, ciência, cultura e religião e faça uma síntese com suas próprias palavras.

A economia egípcia era baseada nas enchentes do rio Nilo, pois tornavam férteis as margens do rio Nilo, baseava-se muito a agricultura. A religião era politeísta, acreditavam em vários deuses, existiam duas formas de escrita a demótica e a hieroglífica. Na ciência no caso a matemática e medicina desenvolveram conhecimentos importantes usados na construção de pirâmides e templos, na medicina os procedimentos de mumificação proporcionaram importantes conhecimento sobre o corpo humano.

3. Qual eram a proposta e os objetivos educativos dos atenienses e dos espartanos?

Os atenienses não tinham escolas públicas para poderem estudar, só particulares, somente os que tinham dinheiro teriam a oportunidade de estudar. Os espartanos ficavam ate os sete anos com as mães, depois eram entregues para o governo e ficavam sob-regime militar e lá estudavam ate os 60 anos, portanto ficavam livres para o convívio da família somente após os sessenta anos de idade.

4. Localizem no texto as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura e registre.

O direito Romano, por exemplo, o latim que deu origem a língua portuguesa, na politica a ideia de republica se aprimorou com os partidos políticos, houve também separação entre propriedade publica, privada e etc.

5. Compare a política romana do “Pão e Circo” com nossa política e cultura atuais e suas intencionalidades.

A politica do “Pão e Circo” para mim é um estilo do que acontece nos tempos atuais, com medidas adotadas. O governo oferece a população como, bolsa escola, bolsa família, vale gás, entre outros. No caso seria difícil arrumar empregos para todos e como havia e tem ainda muitas pessoas abaixo da miséria, este seria um jeito de acalmar as pessoas para não acontecer revoltas.

UNIDADE 02

1. Qual a relação entre os traços culturais do Império Bizantino com os conflitos religiosos ali ocorridos?

2. Faça uma síntese do processo de expansão árabe no período medieval.

Os árabes tiveram muita dedicação nas tarefas com o Islã, pois ele queria expandi-lo cumprindo o preceito da guerra santa, no entanto conquistou muitas vitorias, dominando as regiões conhecidas hoje como a Síria, Iraque, Egito e Irã.

Apesar da derrota, os árabes assegurariam o controle do Mediterrâneo durante boa parte da Idade Média. Porém, nos séculos seguintes, o Império islâmico sofrera numerosas divisões, embora a língua e a religião tenham sido fatores que preservaram a identidade cultural entre os povos árabes.

3. Descreva o que foi e como funcionou o Império Carolíngio.

O Império Carolíngio, também conhecido como o Império de Carlos Magno, foi o momento de maior esplendor do Reino Franco. Este período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com