TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Geral :dossie

Trabalho Universitário: História Geral :dossie. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 10

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quais foram as mudanças ocorridas na forma de trabalho no decorrer da Pré-História em seus três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais?

R: no período paleolítico os homens eram nômades, viviam da caça, pesca, não tinham moradia fixa, usavam pedra como instrumentos e descobriram o fogo. No período neolítico os homens eram sedentários começaram a viver em pequenos grupos, descobriram a agricultura e a cerâmica e a domesticar animais. E por último a idade dos metais foi o período das mudanças a substituições das pedras e madeiras por metais, confecções e armas e instrumentais mais funcionais.

2. Analise a contribuição dos egípcios para o campo da economia, política, ciência, cultura e religião e faça uma síntese com suas próprias palavras.

R: O Egito nasceu as margens do Rio Nilo, a economia era praticamente toda era vinda da agricultura, a sociedade egípcia era hierárquica, no alto da pirâmide estava o Faraó considerado deus (autoridade maior), abaixo dele estavam os sacerdotes, os militares e os escribas que também tinham grande importância para a sociedade, mais abaixo estavam os camponeses, os artesões e os comerciantes e por último os escravos. O Egito tinha dois tipos de linguagens a demótica – mais simplificada e a hieroglífica – mais complexa com utilizações de símbolos e desenhos. A religião predominante era a

politeísta, ou seja, adoravam vários deuses, acreditavam na reencarnação e na imortalidade da alma. Na ciência destacou-se a matemática e a saúde, a matemática pelos estudos para construções das pirâmides e templos e a saúde com os procedimentos de mumificação.

3. Qual era a proposta e os objetivos educativos dos atenienses e dos espartanos?

R: Os espartanos tinham como objetivo a disciplina militar, a criança até 7 anos vivia com a mãe e após essa idade ficavam sob responsabilidade do governo, os meninos estudavam, praticavam exercícios físicos para se tornarem excelentes soldados, já as meninas também estudam e praticavam exercícios mais o treinamento era para a formação e excelentes mães de soldados. Somente após os 60 anos é que podiam ter cargos públicos e se dedicarem a novas atividades. Já os atenienses eram democráticos, a educação era para poucos, somente quem tinha condição de pagar por ela, os cidadãos eram quem davam as leis, eram considerados cidadãos os que nasciam na cidade e cujos pais eram atenienses. As mulheres, crianças, estrangeiros e escravos formavam a maioria da população ateniense e não participam da democracia de Atenas.

4. Localize no texto as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura e registre.

R: A principal herança deixada pelos romanos foi a língua, como o latim deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhol. E o Direito, legislação, a base de nossa justiça.

5. Compare a política romana do “Pão e Circo”

com nossa política e cultura atuais e suas intencionalidades.

R: Apesar de tanto tempo as coisas não mudaram muito, naquela época eram oferecido aos povos diversões e algum alimento, hoje a diversão que temos é a televisão e o alimento oferecido são os auxilio do governo ex.: bolsa família, vale gás, etc.

UNIDADE 2

HISTÓRIA MEDIEVAL

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Qual a relação entre os traços culturais do Império Bizantino com os conflitos religiosos ali ocorridos?

R: Uns dos traços marcantes do império bizantino foi o cristianismo em Constantinopla existiam os concílios definição de dogmas da igreja católica, eles desenvolveram diferentes formas de pensar, um grupo defendia as imagens outro já ponham contra. Este fato levou o chamado cisma oriente que dividiu a igreja católica em duas a ortodoxa e a apostólica isso foi a primeira quebra da igreja gerando grandes conflitos e ameaças e este período e com este foi um marco para fim da idade media.

2. Faça uma síntese do processo de expansão árabe no período medieval.

R: O Expansionismo árabe iniciou-se logo após a morte de Maomé tanto em direção ao oriente como ao ocidente. As conquistas islâmicas se ampliaram sob os califas Omíadas e foram preservadas pelos Abássidas, apesar das diversas divisões políticas, iniciadas com a fundação do Emirado de Córdoba em 756. O processo expansionista foi fulminante, estimulado por interesses em dominar rotas de comércio, pela cultura do

botim, pela Guerra Santa e também pela fraqueza dos adversários: O império Persa que desapareceu, O império Bizantino, que foi reduzido, perdendo seus territórios na Palestina e norte da África, e os Reinos Bárbaros da região do Magreb e da Península Ibérica, que foram derrotados. Na Europa, o expansionismo muçulmano foi contido pelos Francos, na famosa Batalha de Poitiers em 732. Durante a Dinastia dos Abássidas o comércio árabe atingiu grande extensão, destacando-se o comércio de especiarias com as Índias, as várias rotas de contato com Constantinopla e as várias rotas do norte africano pelo interior, realizado por caravanas, que traziam ouro para a cidade de Ceuta, objeto de interesse português no século XV. Apesar da centralização política e religiosa, a história do império árabe caracterizou-se por várias disputas pelo poder e consequentemente por divisões, de onde inclusive nasceram as duas seitas mais importantes do Islamismo: sunitas e xiitas.

3. Descreva o que foi e como funcionou o Império Carolíngio.

R: Com uma política voltada para o expansionismo militar, Carlos Magno expandiu o império, além dos limites conquistados por seu pai, Pepino. Embora as conquistas militares tenham sido significativas, foi nas áreas cultural, educacional e administrativa que o Império Carolíngio demonstrou grande avanço. Carlos Magno investiu na construção de escolas, criou um novo sistema monetário e estimulou o desenvolvimento das artes. As escolas funcionavam junto aos

mosteiros, aos bispados ou às cortes, nestas escolas eram ensinadas as sete artes liberais: aritmética, geometria, astronomia, música, gramática, retórica e dialética. Para facilitar a administração do vasto território, Carlos Magno criou um sistema bem eficiente. As regiões foram divididas em condados (administradas pelos condes). Para fiscalizar a atuação dos condes, foi criado o cargo de missi dominici. Estes funcionários eram os enviados deveriam verificar e avisar ao imperador sobre a cobrança dos impostos, aplicação das leis e etc. A arte sofreu uma grande influência das culturas grega, romana e bizantina. Destacam-se a construção de palácios e igrejas. No ano de 800, um importante fato histórico representou o poder de Carlos Magno. Aproximou-se da Igreja Católica e foi coroado imperador, do Sacro Império Romano-Germânico, pelo papa Leão III. Desta forma, colocou-se como um defensor e disseminador da fé cristã pelas terras dominadas. Após a morte de Carlos Magno, em 814, o Império Carolíngio perdeu força. As terras do império foram divididas entre os netos de Carlos Magno, em 843, através do Tratado de Verdun.

4. Conceitue feudalismo, destacando suas principais características.

R: A sociedade feudal era essencialmente agrária, portanto a terra era a maior riqueza que alguém poderia possuir. Em relação aos aspectos políticos, o monarca era a autoridade máxima e absoluta; no entanto, os senhores feudais detinham o poder militar, o judicial e o direito de cunhar

suas próprias moedas, assim o monarca passou a ser apenas uma figura simbólica. A sociedade feudal era composta por uma organização social bem delimitada: o clero exercia as funções religiosas, os nobres exerciam as funções militares e os servos produziam os meios de subsistência e pagavam os tributos. O servo era um camponês que recebia a terra para sua exploração, mas não era o dono dela, então o servo ficava preso ao senhor feudal, devendo-lhe fidelidade, obediência e obrigações pessoais. Nesse contexto, a Igreja, além de possuir uma grande quantidade de feudos e consequentemente de ser a maior proprietária de terras, foi a responsável pela difusão de valores culturais e religiosos da Idade Média. Dessa forma, direcionou e controlou por um longo tempo a mentalidade do homem medieval.

5. Em que medida as consequências das Cruzadas contribuíram para a decadência do sistema feudal?

R: As cruzadas não foram somente religiosas, mas sim com intuito de aumento de terras e poder, ouve um crescimento populacional e com isso fez com que agricultura também se avança utilizando as florestas e com isso surgiu uma nova classe a burguesia, todo este crescimento demográfico porem a agricultura não estava, mas dando conta de alimentar toda a esta gente gerou fome entre a população a partir deste momento os camponeses tiveram sua revoltas que agravou ainda a miséria com ela a epidemia peste negra que dizimou um terço da população. Com isso os camponeses viram uma nova

concílio era resolver os problemas da fé e eliminar vários atritos que levaram muitos a entrarem nas religiões protestantes.

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia021.asp / apostila INSEP

2. Qual a importância da figura do rei na Idade Moderna e qual o papel desempenhado por ele nesse período?

R: O poder do Rei durante a Idade Moderna passou a ser absoluto caracterizado pelo absolutismo, ou seja, o poder ficava todo concentrado nas mãos do rei. Com o Renascimento Comercial e Cultural, o rei se cerca de magistrados baseados no Direito Romano, a formação de exércitos, cobrança de impostos, e cunhagem de moeda, apoiando-se na classe burguesa emergente, mas ainda preservando os privilégios do clero e da nobreza.

3. Destaque as principais transformações culturais e científicas ocorridas durante a Idade Moderna.

R: Transformações culturais destacaram-se a divisão da igreja com a formação de novas igrejas, o surgimento das universidades, a busca incansável do homem pelo conhecimento. No campo científico as transformações que se destacaram são: o uso de maquinário nas indústrias, o uso de transportes e a melhora na comunicação.

4. Faça um resumo do processo de Revolução Industrial iniciado na Inglaterra no século XVIII e estendido por toda a Europa, destacando as consequências sociais acarretadas por ele.

R: A revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram inicialmente na Inglaterra no século VXIII, a principal mudança

foi a substituição de ferramentas pelas máquinas. As condições das fábricas eram precárias e o salário que os empregados recebiam eram muito baixo, eles não tinham direitos nenhum e ainda eram submetidos a castigos físicos pelos patrões. Houve também movimentos mais violentos como o Ludismo, ou seja, quebradores de máquinas que invadiam e destruíam as máquinas em forma de protesto e revolta em relação a vida dos empregados. A revolução tornou a produção mais eficiente e os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo.

UNIDADE 4

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Por que podemos dizer que a Revolução Francesa foi um processo revolucionário? Qual foi seu principal objetivo?

R: Devido a miséria em que se encontrava a população francesa do século VXIII, ocorreu então um movimento popular que tinha como objetivo por um fim a monarquia e acabar com a desigualdade e a queda da Bastilha, e o marca do regime absolutista era as prisões efetuadas em todo o país. Os revolucionários tinham como lema os seguintes dizeres: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. A revolução francesa foi um importante marco, com ela significou o fim do sistema absolutismo e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados, mas, por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir o seu domínio social. As bases de uma

sociedade de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução.

2. Escreva sobre a economia e política da Rússia durante o século XX e de que forma ela se posicionou frente ao desenvolvimento do capitalismo.

R: Era um país atrasado dependia praticamente da agricultura. A Primeira Guerra Mundial proporcionou uma possibilidade revolucionária que estremeceu essa ordem cingida pela burguesia capitalista. No começo do século XX, a Rússia vivia um momento histórico onde as desigualdades sociais instaladas fizeram com que camponeses e operários se mobilizassem politicamente. Nos campos, os trabalhadores rurais viviam em condições lastimáveis legitimadas por um governo que preservava os privilégios feudais da classe aristocrática.

3. Destaque os motivos que desencadearam o início da Primeira e Segunda Guerra Mundial, analisando o desfecho de cada uma delas.

R: Primeira Guerra: O avanço do capitalismo provocou uma desigualdade entre as nações europeias. A disputa por novas áreas, por novos mercados, pela hegemonia do continente acabou por causar uma grande guerra, que ficou conhecida como Primeira Guerra Mundial. O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). Os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares desde o final do século XIX. Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram. O Brasil também

participou, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos para ajudar os países da Tríplice Entente.

Em 1917 ocorreu um fato histórico de extrema importância: a entrada dos Estados Unidos no conflito. Os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Este fato marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição. Os derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições. A Alemanha teve seu exército reduzido, sua indústria bélica controlada, perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes teve repercussões na Alemanha, influenciando o início da Segunda Guerra Mundial.

Segunda Guerra: Foi um conflito bélico que ocorreu na primeira metade do século XX, envolveu mais de setenta nações, opondo os Aliados às Potências do Eixo. A guerra teve início com a invasão da Polônia pela Alemanha e as subsequentes declarações de guerra da França e da Grã-Bretanha. Esta guerra mobilizou mais de 100 milhões de militares, e acarretou a morte de, aproximadamente, setenta milhões de pessoas, a maior parte foram civis. É considerado o maior e mais sangrento conflito de toda a história da humanidade. As principais nações que lutaram pelo Eixo foram: Itália, Japão e Alemanha. As

que lutaram pelos Aliados foram especialmente: França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e União Soviética. A guerra terminou com a rendição das nações do Eixo, seguindo-se a criação da ONU (Organização das Nações Unidas), o início da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética (que saíram do conflito como superpotências mundiais) e a aceleração do processo de descolonização da Ásia e da África.

4. Em que consistiu a Guerra Fria e quais as suas consequências para a política e a economia da sociedade contemporânea?

R: A guerra fria foi caracterizada pela disputa entre Estados Unidos e URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), principalmente a Rússia, após a Segunda Guerra Mundial, onde ambos os países tentavam mostrar a superioridade de seus respectivos sistemas econômicos. No entanto, o mundo acabou sendo “dividido” em dois blocos: O capitalista, dominado pelos norte-americanos, e o socialista, comandado pelos soviéticos. Sendo assim este período também ficou marcado pela corrida armamentista que durante 40 anos deixou o mundo diante da ameaça de uma guerra nuclear.

A pressão e a guerra ideológica entre as duas superpotências só começaram a diminuir depois que o líder soviético Mikhail Gorbatchov assumiu o poder, e também depois da queda do Muro de Berlim, em 1989, que foi o marco final da Guerra Fria. Porém, a URSS só veio a se desintegrar dois anos depois, em 1991, quando os países aliados a URSS passaram a adotar, gradativamente, o capitalismo.

...

Baixar como  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »