TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Medieval Filosofica

Exam: Historia Medieval Filosofica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Exam  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  237 Visualizações

1) Qual é o seu ponto de vista sobre as questões que possibilitaram a origem da Filoso-

fia? Por que essa discussão é relevante? Apresente sua justificativa.

O desejo e busca do Homem pelo conhecimento, conhecimento este que tinha a necessidade de ir além dos mitos existentes e trazer respostas que fossem baseadas na razão ao invés de convenções. Penso que essa discussão foi e é bastante relevante, pois permitiu ao Homem vislumbrar o mundo tal qual é, e desejosos de ter um conhecimento total e absoluto é que essa busca continua.

2) Considerando as diferentes teorias dos Pré-socráticos, destaque a posição de dois

autores deste período.

A) Heráclito considerava que o cosmos era governado por um logos divino, que ele entendia como uma lei universal cósmica, também concluiu que tudo está em permanente estado de fluxo e usou a frase “Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio” para ilustrar essa ideia.

B) Parmênides foi influenciado pelo pensamento lógico de Pitágoras e desenvolveu ideias opostas a visão de Heráclito. Para Parmênides tudo que é real deveria ser eterno e imutável. Ele chegou nessa conclusão a partir da premissa de que algo que existe não pode também não existir, assim deveria sempre ter existido em alguma forma permanente e imutável, pois algo que é permanente mão pode mudar para outra coisa sem deixar de ser permanente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com