TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Beleza Portifólio

Artigo: História Da Beleza Portifólio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  2.027 Palavras (9 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 9

• CATEGORIAS ESTÉTICAS

• Beleza natural

• Beleza artificial

• JUÍZO ESTÉTICO

• Belo Físico- Kalós

• Oposto do Kálos

• Belo Moral- Agathós

• Oposto do Agathós

• Período Pulcro

• PADRÕES ESTÉTICOS

• PRÉ-HISTÓRIA

• Paleolítico inferior e médio

• Neolítico

• EGITO

CATEGORIAS ESTÉTICAS

Grandes conceitos que julga o externo, Tendo em conta o belo Físico e o Belo moral; o oposto do belo físico e o profano, existente em qualquer sociedade humana. Há dois tipos de beleza na natureza - Natural e Artificial.

Beleza Natural - Vêm da natureza como Flores, Pedras preciosas, Paisagens naturais entre muitos outros. Não existe linha reta como aresta, horizontal e vertical.

Beleza Artificial - Produtos e criações do ser humano na natureza ou fora dela, tudo o que possui arestas e linhas retas. A linha do horizonte na realidade não existe, foi inventada pelo homem que precisa da beleza, se não tiver, ele cria.

A primeira coisa que o homem percebe ao chegar ao mundo é a afeição do rosto materno. Nos primeiros meses de vida presta-se atenção nas expressões de quem amamenta, nota-se a diferença do CHORO, DOR, REJEIÇÃO, SORRISO, ALEGRIA, EMOÇÃO etc. Nos primeiros 7 anos de vida a criança já começa a desenvolver sua própria moral, o que gosta, o que não gosta, o que considera belo ou não.

JUÍZO ESTÉTICO - Gosto/ Não gosto.

Em algumas sociedades o homem possui maior valorização ao decorrer do tempo em que envelhece. Em outras sociedades a valorização é dada ao oposto, quanto mais novo, mais é considerado belo.

Belo Físico- Kalós

Aquilo que você pode identificar como belo e harmônico. Belo fisicamente, Atraente, Belo visualmente. Referem-se a pessoas ou animais, paisagens, flores etc. Acontece naturalmente e é passado de pai pra filho.

Oposto do Kálos

Oposto do belo físico gera repúdio e estranhamento (feio).

Belo Moral- Agathós

Às vezes não existe beleza física, mas isso passa despercebido pela beleza moral que a pessoa possui como atos belos, qualidades morais e espirituais não é visível visualmente.

Oposto do Agathós

Pessoa considerada imoral, dependendo de cada opinião em relação á moralidade. Varia de faixa etária pra outra, local e conceito sobre o que é ser moral.

Período Pulcro Na idade média, existiam padres ou figuras religiosas que ficaram conhecidos como ICONOCLASTAS ou “Destruidores de imagens”. Eles convenciam as pessoas que só teria salvação em Deus quem destruísse os considerados ídolos pagãos; imagens/ estátuas que retratavam o período. Por este motivo, existem pouquíssimas artes dessa época. Graças a algumas pessoas que não deram importância a esses iconoclastas ou não acreditaram nos mesmos, e guardaram sua peças (imagens), é que temos raríssimas delas em museus, salvas para história. Nesse período, o sexo era permitido apenas para procriação, À beleza era relacionado ao santo, puro, o que só se encontrava em Deus. Os banhos eram proibidos ou pouco permitidos, por simplesmente entrarem em contato com o sexo de alguma forma, tocando em suas partes íntimas do corpo. Com isso, o banho era considerado impuro. O conceito do mês das noivas se dá em que fazia muito calor no verão de maio, na Europa, e as pessoas aproveitavam para tomar banho no dia de seu casamento. Em suas artes só aparecem rosto, mãos e pés, em imagens que retratam padres santos com “luzes” na cabeça, resentando santidade. Foi um período chamado, PULCRO, onde o belo, limpo e puro está relacionado á Deus e não ao corpo.

PADRÕES ESTÉTICOS

Padrões de beleza ditados pelas sociedades. Categorias que se manifestam em períodos históricos específicos e em lugares geográficos específicos. Esses padres mudam com o passar do tempo.

Exemplo: Nos anos 50- 90 o padrão estético de mulheres belas eram as curvilíneas, não importando se estivessem acima do peso, o importante era possuir curvas. Como a garota de Ipanema e a Marilyn Monroe.

Nos anos atuais o padrão estético mudou; A valorização ao belo é dada a manequins de passarelas e revistas de moda que determina o padrão como sendo mulheres altas e magras como Gisele Bundchen entre outras modelos.

PRÉ- HISTÓRIA

É o período histórico que acontece entre a aparição do primeiro ser humano e a origem da escrita. Divide-se em Paleolítico e Neolítico.

Paleolítico inferior e Médio

• Momento em que o ser humano começa usar a pedra como ferramenta;

• Paulatinos: Os homens primitivos aprendiam paulatinamente (aos poucos);

• Arte: Pinturas rupestres e naturalistas nas paredes das cavernas por onde passavam; Vênus exageradas sem rosto representando mulheres, esculturas com mamas, umbigo e bumbum exageradamente grandes, simbolizando a fecundação;

• Crenças: Período matriarcal, a mulher representava um poderoso princípio a ser venerado. A mulher era a linha de poder, o destaque especial era dado justo pela fecundação e reprodução da espécie através da gravidez, que por ser um mistério era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com