TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Das Ideias

Resenha: História Das Ideias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Resenha  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

ATS - QUESTÕES

1 - Apresente 3 razões das sociedades daquele período estabelecerem um contrato social com os seus governantes, ou seja, para que um contrato social?

Algumas das razoes era a superação da desigualdade social da época, às leis civis, que não tinham relação com as leis naturais eventualmente pré-existentes, mas que eram a expressão da Vontade Geral e da soberania do povo. O Contrato Social consistia se numa aprendizagem contínua que somente poderia ser desenvolvida, mantida e garantida da Vontade Geral, e por uma educação apropriada, portanto é de cunho político e civil.pelo exercício

2 - Explique em linhas gerais a importância de um ou mais dos pensadores considerados "contratualistas" e suas obras para a realização do "Contrato Social" entre a sociedade e o Estado, ou seja, como o contrato social segundo os pensadores poderia auxiliar na relação entre a sociedade e o Estado. Não se esqueça de mencionar o pensador e a obra.

O filósofo Thomas Hobbes foi primeiro que articulou uma teoria contratualista de modo esmiuçados, Em sua obra Leviatã explicou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de governos e sociedades. Sendo a alegação básica de Hobbes da qual no estado natural, ainda que alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais por forma a estar além do medo de que outro homem lhe possa fazer mal. Portanto, nesse estado de natureza, cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos.

Entretanto, os homens têm um desejo, que é também em interesses próprios, de encerrar com o estado de guerra, e estabelecem sociedades ingressando num contrato social. De acordo com Hobbes, tal sociedade necessita de uma autoridade à qual todos os membros devem render o suficiente da sua liberdade natural, por forma a que um poder absoluto e centralizado possa assegurar a paz interna e a defesa comum. Este soberano deveria ser o Estado, uma autoridade irrepreensível representada pela figura do Leviatã.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com