TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História De Matriz De Camaragibe - AL

Pesquisas Acadêmicas: História De Matriz De Camaragibe - AL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  944 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de Camaragibe

Matriz de Camaragibe

História

O município de Matriz de Camaragibe desenvolveu seu núcleo, enquanto povoado, no então Alto do Outeiro, hoje Alto da Igreja Velha, onde está instalado um cruzeiro. Ao receber como doação de sua irmã, Dona Brites Pimentel (grande proprietária de terras e de sete engenhos de açúcar) um de seus engenhos na povoação de Camaragibe, José de Barros Pimentel, já em sua primeira visita, doou uma parte de suas terras a Gonçalo Moreira, para que fosse construída a Igreja de Bom Jesus.

A lei provincial 417, de 9 de julho de 1864, transferiu a sede paroquial para a cidade de Passo de Camaragibe, permanecendo assim até 1888, quando o presidente José Cesário de Miranda Monteiro de Barros restaurou a freguesia do Senhor Bom Jesus na vila de Camaragibe, através da lei provincial 1047, de 29 de dezembro. Até 1950 era vila do Passo de Camaragibe. Em 1958, através da lei 2093, passou a ser município.

Matriz de Camaragibe tem seu nome na seguinte origem: matriz, porque no tempo da guerra dos holandeses já era curato, pertencente à freguesia de Porto Calvo, camaragibe, devido a uma nova erva abundante na região denominada camará, daí o nome rio Camaragibe. E na linguagem indígena, Camaragibe significa abundância (gybe) de câmara pequeno arbusto que dá flores alvas e roxas (há duas espécies).

Uma das curiosidades da história de Matriz é ter sido uma das poucas cidades do interior que chegou a ter imprensa própria. Em 1880 circulava O Camaragibe; em 1883, o Atalaia e, finalmente, em 1957, foi criado o Jornal da Matriz, grande defensor da ideia da emancipação.

Economia

A economia do município se baseia na indústria (açúcar e álcool), agricultura e pecuária. Destaca-se a exploração dos cortadores de cana, que fazem um trabalho manual bastante enfadonho, com uma mísera remuneração, praticamente um trabalho escravo.

Filhos ilustres

Dr. Jacinto Paes Moreira de Mendonça (Barão de Murici) - juiz substituto em Passo de Camaragibe e deputado provincialde Alagoas na 14ª legislatura

A. S. de Mendonça Jr - poeta e cronista, notabilizando-se por sua lírica amorosa e pelos temas regionais: paisagens alagoanas, figuras populares, engenhos de fogo morto do vale do Camaragibe. Introdutor do Modernismo em Alagoas, através da Festa da Arte Nova, fundador da Caixa Econômica Federal de Alagoas, deputado federal, membro do Instituto Histórico e da Academia Alagoana de Letras.

Destaque

Filarmônica Bom Jesus - Uma das principais bandas do estado de Alagoas, tendo destaque em vários campeonatos nacionais de bandas e fanfarras.

Geografia

Rio: rio Camaragibe

• Riachos: riacho Cristóvão da Rocha, riacho Batinga, riacho Tatuamunha e riacho Jatobá

• Lagoas: lagoa do Fuleiro, lagoa Alagadiça, lagoa Uruá, lagoa das Estribarias( Vergonhosa lagoa situada no começo da cidade, sendo seu principal cartão de visita).

• Serras: serra do Brejo e serra D'Água

Notas

1. Nota

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com