TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Brasil Por Boris Fausto

Casos: História Do Brasil Por Boris Fausto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 4

História do Brasil por Boris Fausto é construído por um mosaico dos processos históricos que contribuíram para a formação da nação brasileira desde que os portugueses aqui chegaram em 1500, até o início do governo Lula, em 2002. Os diferentes episódios são os seguintes:

1) Colônia: entre outros aspectos, neste episódio são narradas e discutidas algumas questões relacionadas ao pioneirismo português no processo das Grandes Navegações, bem como os objetivos centrais da busca por novas terras. Também são comentadas as características básicas do modelo de exploração implantado pelos portugueses no Brasil, com ênfase na grande propriedade rural de lavouras voltadas para a exportação e na utilização em grande escala do trabalho escravo.

2) Império: a formação do império brasileiro (“um império entre repúblicas”), suas diversas fases e as alterações no eixo econômico interno são marcas do processo histórico brasileiro destacadas neste episódio. O sucesso da lavoura cafeeira, os primórdios da industrialização e a longa agonia do sistema escravocrata também são aspectos de destaque. As novas alianças políticas, com a ascensão do exército à condição de protagonista no jogo político que levará ao fim da monarquia, marcam o final deste capítulo da história brasileira.

3) República Velha: resultante de um realinhamento das forças políticas ao final do século XIX, com a supremacia do setor cafeeiro e do exército, este episódio busca resenhar os aspectos centrais do que se convencionou denominar “República Velha”. Inicialmente sob o comando de militares e posteriormente de oligarquias regionais dominantes, sobretudo as de São Paulo e Minas Gerais, esta fase da história brasileira desenhou a chamada política do “café com leite” ou “política dos governadores”. Entre outros aspectos, também são lembrados os processos de substituição da mão-de-obra, com ênfase na imigração externa, a ampliação da industrialização e os movimentos sociais que dariam origem à chamada revolução de 1930, que marcou o fim desta primeira fase da República no Brasil.

4) A Era Vargas: neste episódio são apresentados os diferentes momentos do longo período em que Getúlio Vargas esteve no poder, dividido em três fases: 1930 a 1934 (governo provisório); 1934 a 1937 (governo constitucional) e 1937 a 1945 (ditadura do Estado Novo). A chamada Era Vargas é mostrada em relação não apenas aos conturbados processos políticos que puseram fim à República Velha, por meio da Revolução de 1930, como também em relação às importantes transformações da economia brasileira ocorridas nesse período. A crise da economia cafeeira, a expansão da produção do algodão, o aprofundamento dos processos de industrialização (com forte intervenção do Estado na economia), além do contexto externo marcado pela 2ª Guerra Mundial, são destaques que merecem ser vistos com atenção.

5) Período Democrático: após o longo ciclo de poder exercido por Getúlio Vargas, o que tornou esse personagem uma figura emblemática da política brasileira, com influências que se impuseram até mesmo após a sua morte, o Brasil pela primeira vez experimentaria um período histórico no qual se pode dizer que houve democracia. Marcada pelo populismo e também pela inserção do Brasil na expansão mundial das multinacionais, caracterizada aqui pela chegada da indústria automobilística estrangeira, o Brasil passará por um período que terá marcas diversas. É isto que nos mostra este episódio: a herança da Era Vargas, aí incluída a própria volta de Getúlio ao poder em 1951 (dessa vez pela via democrática), e sua dramática morte em 1954. O desenvolvimentismo da Era JK (fase também marcada pela construção de Brasília). O malogro da democracia em função tanto das reações conservadoras de setores civis e militares, quanto do aprofundamento do populismo, sobretudo nos conturbados anos de governo de Jânio Quadros e João Goulart

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com