TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Direito No Brasil

Casos: História Do Direito No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

História do Direito no Brasil

Caso concreto aula 01:

DESMUNDO

Resumo:

O filme é inspirado no romance de Ana Miranda que conta a historia de uma jovem portuguesa cujo nome era Oribela, sendo órfã foi mandada para a América para se casar com um colono, como outras jovens, eram apresentadas aos pretendentes através de uma intermediária. Essa jovem chegando sua vez em contato com um colono que a desposaria, sentiu-se incomodada com aquela situação que cuspiu em seu rosto, assim ele acabou desistindo.

Em 1552, o padre solicita ao rei de Portugal que envie a América Colonial meninas brancas, que tinham qualidades, para que assim os homens vivam em serviço do seu senhor.

Oribela não consegue fugir e aparece-lhe um pretendente que a desposa, quando seu marido Francisco de Albuquerque, vai consumar o casamento através da união sexual, ela lhe pede tolerância para que assim se desenvolvessem um afeto.

O filme mostra a propriedade de Francisco onde mora com a mãe e uma criança com problemas mentais, que desconfiavam que fosse sua filha. A mão de obra da fazenda se consistia em índios capturados. O autor aponta que a principal função das expedições de apresenta- mento residia na força de trabalho. Um dos personagens do filme é um padre jesuíta que visita uma fazenda da propriedade de Albuquerque polemiza com este, por conta de sua vontade de levar alguns índios ainda crianças.

Mais uma vez Oribela tenta fugir após ser estrupada pelo marido que não agüentou a situação de esperar o que lhe tinha pedido, fugindo pelo mato depara-se com o mar e lá encontra homens que pede ajuda para volta para Portugal, seu marido nota sua ausência e sai a procurá-la encontrando-a viu que a mesma estava preste a ser estrupada por aqueles homens, que são mortos por ele.

Diante da aproximação do cristão-novo Ximeno Sias a propriedade de seu marido, Oribela mostra se interessada, sendo correspondida pelo Ximeno, com sua ajuda ela foge mantendo-se escondida em sua propriedade, seu marido desconfiando que Ximeno a escondia foi se a encontro, assim descobrindo que sua esposa estava lá, assim Francisco mata o Ximeno, retornando para casa com sua esposa. Assim Oribela dá a luz a uma criança e após realizando os preparativos para a mudança. Assim termina o filme.

COMO ERA GOSTOSO O MEU FRANCÊS

Resumo:

O filme em si não relata muita coisa ou eu não entendi bem o que ele quis mostrar. Podemos ver a vida dos índios, o como eles vivem, como era nosso País enquanto eram habitados somente por eles, tudo muito natural, sem a "fome" de bens materiais, a forma de como lidavam com o "intruso", matavam, sim, como nos dias de hoje, porém somente quando se sentiam ameaçados. Vemos também a vinda dos "homens brancos", a adaptação que sofreram por sobrevivência, porém somente um se juntou a eles, e o que ainda representavam ameaças foram mortos em modo de defesa. Um homem branco se juntado a uma índia?! Dai vemos como começou a junção de determinadas raças, de diversas partes do mundo, fazendo com que tivessem duas nacionalidades. As brigas entre tribos, isso já mostra a diferenças de culturas, de maneiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com