TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Вrasil - anos 1950

Artigo: História do Вrasil - anos 1950. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  Artigo  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

HISTÓRIA DO BRASIL - ANOS 1950

No Brasil o momento foi rico para a cultura

No Brasil o momento foi rico para a cultura

A década de 1950 obteve um dos grandes marcos para a modernidade, não apenas no ramo das artes, mas também pelo pensamento progressista e moderno que estava presente no país.

Entre eles está a modernidade intelectual. Onde ocorreram duas eleições diretas: a de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitchek, este que assume o governo com o compromisso de grandes melhorias, com o slogan “50 anos em 5”. Existe então uma grande tranquilidade institucional na população porque foram quase 10 anos sem golpes de Estado.

Características que marcaram os ramos da urbanização, educação e imprensa

Houve um aumento da população urbana, sendo que 24% da população rural migraram para as cidades na década de 1950. Este processo ocorreu, devido ao aumento da intensificação das indústrias brasileiras, tendo início em 1956, sendo parte da “política desenvolvimentista” do então presidente Juscelino Kubitschek. Na economia acontece uma ampla valorização das matérias primas nacionais, que colaborou assim para o País acumular um grande volume de reservas cambiais.

Nos anos 1950 cerca de 50% dos brasileiros eram analfabetos, mesmo assim começou a ter um aumento em escala da escolarização, sendo que na década subsequente o número de analfabetismo cai para 39%.

A imprensa brasileira passa por uma ocasião de liberdade, visto que os jornais não dependiam mais tanto do Estado ou dos poderosos políticos como ocorria anteriormente. Começaram a existir um número grande de jornais em circulação e assim começaram os movimentos de jornalismo, como o jornalismo político, o jornalismo moderno e o jornalismo popular.

Para a cultura do país o momento foi rico para a cultura, pois existia uma busca de sua própria modernidade, com características originais. Sem fundar-se nos movimentos vanguardistas da Europa, abrindo assim a um pensamento totalmente brasileiro, tornando-se símbolo deste Brasil moderno, instituindo e se materializando muitos aspectos reverenciáveis para a cultura brasileira, e que são relembrados e vigorantes até os tempos contemporâneos.

Com a grande produção das indústrias brasileiras, ocorre um grande aglomerado de novas tecnologias que invadiram as casas de classe médica brasileiras. As grandes novidades estavam nos televisores, vitrolas de alta fidelidade entre outros eletrodomésticos que aperfeiçoavam um retrato do estilo de vida norte-americano no Terceiro Mundo.

Este sentimento progressista presente na época cria uma aceleração para o crescimento do moderno. Onde a modernidade poderia ser construída, por isso foram criadas uma nova cidade com uma nova arquitetura, fazendo com que a modernidade não fosse apenas sentida, mas também visualizada. Subsequente a esta necessidade, as bienais de São Paulo começaram a mostrar o que acontecida de mais inovador nas artes plásticas e visuais.

Um dos principais eventos históricos do Brasil veio com a ampla obra brasileira da primeira metade do século XX – a edificação de Brasília. Tendo a sua inauguração no início da década

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com