TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História e conceitos de racismo

Seminário: História e conceitos de racismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Seminário  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

Historia e conceitos sobre o racismo e seus derivados As relações raciais são uns dos temas mais complexos dos dias atuais, e o racismo, é um fenômeno relativamente solto nos tempos primitivos, a discriminação baseava – se em fatores religiosos, políticos, nacionalidade e na linguagem, e não em diferenças biológicas. Era o “fiel” contra o “pagão”, o “cristão” como o“mulçumano”. Observe que o motivo era religioso, de nacionalidade, mas nunca racial. Analisar o passado para entender o presente :O autor perguntou ao professor se ele já foi discriminado alguma vez, pela sua cor, etnia ou religião, por ser mulher, gordo ,deficiente? Como se sentiu? Daí tira – se a conclusão do que acontece com o aluno, quando sofre preconceito em sua sala de aula. O racismo é muito forte nos dias atuais, mas cresce o nível de consciência de que o racismo é maléfico e precisa ser combatido, denunciado e eliminado, e a critica do professor diante desta luta e denuncia é de fundamental importância. A mídia está anunciando a prisão desses ou daquele cidadão que discrimina o outro.Muitas pessoas ainda não perceberam que existe uma lei severa, que protege a toda e qualquer cidadão vitima da discriminação racial ou étnica ou de qualquer tipo de preconceito. Quando qualquer pessoa no Brasil fala em racismo, qual é imagem humana que geralmente lhe vem logo de casa à mente? Acertou: é a do negro por isso, tem gerado dor, tristeza, sofrimento e morte para milhões de seres humanos por causa da cor de sua pele ou devido à sua origem étnica. Por que isso acontece? Por que o negro é a vitima maior do racismo praticado neste imenso país? De acordo com o estudioso Antônio Olímpio de Sant´Ana, essa sua obra Racismo eSociedade declara que;

1)Ilustrações e textos: poucos aparecem, sendo representadosem situação social inferior à do branca, estereotipados emseus traços físicos ou animalizados.2)não existem ilustrações relativas à família negra3)os textos induzem a criança a pensar que a raça branca é amais inteligente.4)Nos textos sobre a formação étnica do Brasil são destacadoso índio e o negro; o branco não é mencionado.5)Índios e negros são mencionados no passado, como se jánão estivessem.6)Os textos de historia e estudos sociais limitam – se areferencia sobre as contribuições tradicionais dos povosafricanos. Nos livros didáticos o negro aparece sempre nas condiçõesde subalternos, condenando – os ao despreso, a humilhação.O negro vive em um mundo branco, criado à imagem do branco e basicamente dominado pelo branco.7)Algumas definições (conceituações básicas sobre o racismoe seus derivados) .

Racismo

“Racismo é uma ideologia que postula a existência de hierarquiaentre os grupos humanos”.(PNDH – 1998, p.12). Ou pode ser definido também como:A teoria ou idéia de que existe uma relação de causa e efeitoentre as características físicas e herdadas por uma pessoa e certotraços de sua personalidade, inteligência ou cultura. E, somador aisso, a noção de que certa raças são naturalmente inferiores esuperiores a outras (BENTO, 1998, p.1).

Origem da palavra racismo

A palavra raça vem do italiano razza, que significa família ougrupo de pessoas e também vem do árabe rãs, que quer dizer origem ou descendência (DUNCAN, 1998, p.15).

Preconceito

Preconceito é uma opinião preestabelecida, que é imposta pelomeio, época e educação.E regula as relações de uma pessoa com a sociedade, ao regular,ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com