TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História e organizaçao da educacao física e desporto

Artigo: História e organizaçao da educacao física e desporto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Artigo  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRIA E ORGANIZAÇAO DA EDUCACAO FÍSICA E DESPORTO

Na pré-história a educação era natural predominavam-se as atividades vitais a sobrevivência. O seu cotidiano caracterizava-se por uma exercitação intensa, com movimentos corporais diversificados e superação de obstáculos presentes na vida diária. As ações como nadar, correr, trepar, arremessar, saltar, empurrar, puxar, foi facilitada cada vez mais pelo aprimoramento dos sentidos, das habilidades motoras e da força.

Este vasto repertorio motor alem de garantir a sobrevivência do individuo e do grupo, através das habilidades de Caça, pesca, fuga de intempéries e proteção de grandes animais, Também era bastante útil na diversão, na ludicidade e na dança.

Oliveira (1983) analisa que o vigor físico foi essencialmente importante para que os povos antigos atingissem o próximo estágio na sua escala evolutiva, a sedentarização, como a agricultura e a domesticação de animais. Então se deu a luta por posses de terra e surgiu o objetivo de preparar os grupos com atividades físicas para resistirem aos possíveis novos ataques (guerreiros).

No período clássico grego a atividade física tem como finalidade de desenvolver a perfeição física e os valores morais e espiritual, que formam o individuo forte, saudável, belo e virtuoso. Platão, filosofo genial, afirmava que a ginástica unia aos cuidados do corpo o aperfeiçoamento do pensamento elevado,honesto e justo.

Em Roma formou-se os gladiadores resistentes para combates nas arenas e circos romanos, guerreiro conquistador, onde havia combates cruéis e sanguinários.

Na idade média desenvolveu-se a habilidade física especifica, onde se buscou a formação do individuo hábil, valoroso e cortês.

No período da renascença proporcionou o bem estar físico e psicológico do individuo, com o objetivo de buscar o seu desenvolvimento integral.

A partir da sua sistematização,no século XVIII foram desenvolvidas as qualidades físicas e aperfeiçoamento dos valores Moraes do individuo, proporcionando um corpo saudável e o bem estar geral.

Já no século XIX favoreceu o desenvolvimento das qualidades físicas, morais e raciais, o equilíbrio orgânico e o prolongamento da vida.

Na atualidade proporciona a saúde esta associada à figura de uma pessoa saudável, ocupação saudável do tempo livre, preservação da cultura e um estilo de vida ativo dos seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com