TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ministerio da Educação e do Desporto

Por:   •  25/5/2016  •  Artigo  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 7

Ministério da Educação e do Desporto

Universidade Federal do Paraná

Setor de Educação

Departamento de Teoria e PRATICA DE ENSINO

Alessandra Franco Sibaldeli da Fonseca

2ºC

Professora:Daiana

Relatório sobre a visita à escola

O Centro de Educação Infantil Padre Claudio Longen, situada na Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 1519 / no bairro Boqueirão, foi fundada no ano de , e um Cei conveniado com a Prefeitura de Curitiba, e o ensino ofertado é a Educação Infantil.

O Centro de Educação Infantil Padre Claudio Longen, atende 175 crianças divididas nas seguintes turmas:

0 a 03 anos – CRECHE:

Berçário I – 03 meses a 01 ano: 15 crianças: três professoras;

Berçário II - 01 ano a 2 anos: 18 crianças: três professoras;

Maternal I – 03 anos: 28 crianças: três professoras;

Maternal II – 04 anos: 28 crianças: duas professoras;

04 e 05 anos – PRÉ-ESCOLAR:

Pré I – 04 anos: 28 crianças: duas professoras;

Pré I – 04 anos: 28 crianças: duas professoras;

Pré II – 05 anos: 30 crianças: duas professoras;

Além das sete salas de atividades, o CEI tem outros espaços internos e externos à instituição são utilizados para que a aprendizagem aconteça de forma mais efetiva, temos um pátio coberto utilizado para brincadeiras e também como refeitório, um parquinho, o jardim que é usado para contação de histórias e exploração da natureza, a caixa de areia junto com um espaço de grama com azuleijos nos muros para as crianças fazerem arte, dois solários para os berçários.

O CEI não possui escadas proporcionando acessibilidade para o atendimento às crianças deficientes e possui um banheiro para cadeirante.

O mobiliário utilizado, tanto dentro da sala de atividades como nas demais dependências, é adequado a cada faixa etária, buscando para as crianças um maior conforto, tanto nos momentos de efetiva aprendizagem, como nas horas de alimentação e diversão, inclusive contando com um parque de diversão, com recreação dirigida.

O Cei tem também uma sala de professor , secretaria e uma biblioteca.

O material pedagógico é suficiente e diversificado, de acordo com a faixa etária. Com a preocupação de sempre implementar com novos materiais e equipamentos, que venham a colaborar com a aprendizagem dos conteúdos de cada eixo, inclusive com a montagem de novos ambientes;

Para o funcionamento, fica estabelecido o seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min, ininterruptamente. A entrada das crianças será das 7h30min às 8h00 horas e saída das 16h30min às 17h30min.

São 17 professoras efetivas, com jornada de trabalho de oito horas diárias e 40 horas semanais, sendo 12 professoras formadas no magistério e 5 formadas em pedagogia.

Tem hora atividade uma vez na semana para professoras de cada turma da educação infantil.

No Cei todas as professoras se ajudam,na hora das refeições e mesmo quando uma professora falta,sempre tenta suprir e ajudar umas as outras, tem interação de crianças da mesma idade e também de idades distintas.

Roteiro B: Relação professora/r – estudantes

1. Dinâmicas da Comunicação:

1.1Como a/o professora/r se dirige às/aos estudantes no início da aula;

Todo inicio de aula é feito uma roda de conversa, onde a professora explica o que irão fazer pela manha, após eles fazem uma oração, geralmente o Pai Nosso, e depois fazem a rotina( Fazem o cabeçalho, nome da cidade, o dia, o ano, contam as meninas e os meninos, e depois leem o alfabeto e os números de 1 a 30.

1.2 Qual o objetivo dessa comunicação inicial (conversa informal, explicar conteúdos, dar orientação para alguma atividade, retomar atividades anteriores, propor..., comentar...);

O objetivo é não deixar a criança na expectativa do vai acontecer durante o período em que ficam no CEI, pois eles tem que saber o que irá acontecer ao caminhar do dia.

1.3 Durante a aula,a/o professora/r se comunica: com a turma como um todo, com algumas/ns estudantes, individualmente, com grupos de estudantes determinados;

Quando a professora aplica uma atividade ela separa as crianças em grupo, enquanto uma da atividade a outra professora brinca com as crianças nos cantos diversificados.

1.4 Existem diferenças de comunicação com meninas e meninos, diferentes formas de abordagem e aproximação;

Não, as professoras não fazem diferença de meninos e meninos, tanto que na hora de separá-los nos cantos diversificados ela costuma colocar meninas e meninos brincando juntos, seja de boneca, seja de carrinho ou outros brinquedos, como blocos de montar, cozinhas e etc.

1.5 Qual a natureza das comunicações entre professora/r e estudantes (explicações de conteúdo, orientações para o trabalho, sugestões de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com