TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem De Neandertal

Artigo: Homem De Neandertal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

O Homem de Neandertal e o Cro- Magnon

O homem de neandertal vivia no sudeste da França a cerca de 35.000 anos atrás , nesta época a Terra passava por uma era do gelo. Os neandertais foram considerados uma das especies humanas mais bem sucedidas, viviam da caça suas presas mais comuns eram os mamutes, os bisões e grandes veados. Não comiam carnes cruas, pois já conheciam o fogo que servia para cozinha-las e aquece-los . As cavernas de calcário lhes serviam de moradia, constituiam pequenos clâs que possuiam fortes vínculos, eram fortes, inteligentes e muito adaptáveis.

Sofiam mortes violentas e inesperadas, crianças viviam menos de 11 anos e eram amamentadas até os cinco anos quatro em cada cinco adultos não atingiam os 45 anos, eram uma especie territorial e usavam lanças feitas de galhos com pontas de pedra, eles foram o primeiro povo a ter indícios de que enterravam seus mortos.

Por causa das limitações territoutoriais e geográficas estima-se que somente exitiamutro cerca de 100.00 homens de neandertal. Para garantirem sua sobrevivência, as vezes sequestravam mulheres de outros clãs ou as trocavam com os outros clâs das redondezas.

Os homens se ausentavam por cerca de três dias para caçar, e as vezes não traziam comida, mas sim mulheres. Acredita-se que tinham lioguagens próprias, também possuiam articulações maiores que as nossas, suas pernas possuiam ossos espessos e arqueados também mais curtos que os do homem atual, suas cavidades nasais eram maioresque as nossas e foram a primeira especie especicamente adapitáveis ao frio.

O Homen Cro- Magnon

Os homens cro- magnons viveram na Europa a cerca de 15.000 anos atrás, acreditavam na vida após a morte e tinham rituais de passagem para a vida eterna, nestes rituais faziam uso de bagas alucinógenas como a bela dona para descobrirem qual seria a fera que deveriam enfrentar para que o falecido pudesse realizar sua passagem com todo o êxito.

Acredita-se que o homem cro-magnon possuia um parentesco distante com os homens de neandertal.

Os cro- magnons utilisavam chifres, ossos, dentes como pontas de lanças, foram encontradas em suas cavernas bijuterias e objetos de decoração que comprovam que essa especie era mais inteligente do que os neandertais e que possuiam cultura própria.

Os cro- magnons usavam estratégias diferentes de sobrevivência eram adaptáveis e competitivos, também eram mais altos do que os neandertais. As duas especies coexistiam pacificamente, na maioria das vezes, em váreas áreas da Europa,mas em uma região específica da França a passagem do domínio neandertal para cro- magnon foi bem mais dramática, pois os vales férteis da Europa eram motivo de disputa. Os homens cro- magnons tomavam as cavernas abandonadas dos neandertais, desenvolviam utencílios que os permitiam viver em qualquer lugar como arpões e agulhas feitas de ossos para costurar suas roupas, mas a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com