TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

II Guerra Mundial

Pesquisas Acadêmicas: II Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.405 Palavras (10 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução.

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar que tomou proporções globais, ocorrido entre os anos de 1939 e 1945, tendo iniciado com dois conflitos separados: o primeiro na Ásia em 1937 (Segunda Guerra Sino-Japonesa) e o outro na Europa em 1939 (Alemanha Invade a Polónia).

A guerra foi travada entre as forças do Eixo e as forças dos Aliados. Foi certamente o maior conflito da História, sendo mobilizados mais de 100 milhões de soldados de todas as nacionalidades e foi também o mais sangrento, vitimando 50 milhões de pessoas, a maioria destas eram civis.

O final do conflito teve como desfecho a vitória dos Aliados e a criação de duas superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética.

Ideologias Nazi e perseguições raciais.

•Ideologias Nazi e características do Nazismo.

O nazismo foi um regime político que surgiu durante o período das grandes guerras mundiais (1919-1939). O clima na Europa era de tensão devido aos problemas políticos, sociais e económicos que surgiram após a Primeira Guerra Mundial. Os problemas aumentaram ainda mais com a Crise de 1929, nos Estados Unidos.

Assim, prometendo a solução para a crise em seu país, Hitler assumiu, o poder na Alemanha. Posteriormente, Francisco Franco assumiria o governo da Espanha (com a ajuda de Mussolini e Hitler durante a guerra civil de Espanha).

Esta lista destaca as principais características do regime ditatorial Nazi, baseado em ideologias que tiveram grande impacto (alguns terríveis) na Europa e no mundo.

I-Totalitarismo: significa a presença de um estado forte, cujo poder central tem autoridade absoluta. Esta ideologia defende que o indivíduo deve viver em função do estado. (“Tudo dentro do estado, nada fora do estado e ninguém contra o estado”).

II-Militarismo: uma ideologia que acredita na guerra como factor de grandeza e prosperidade. Segundo este princípio, Hitler teria dito: “Na guerra eterna a humanidade se torna grande – na paz eterna, a humanidade se arruinaria”.

III-Nacionalismo exacerbado: exalta tudo que é próprio da nação, de uma forma exagerada. Toda a política interna está ligada ao desenvolvimento do poder nacional.

IV-Culto ao líder: visando construir a imagem de um governo forte. A construção desta imagem ia desde a representação em obras de arte, como retracto a ser saudado nas escolas.

V-Anti-comunismo: caracterizou-se pelo desprezo às ideologias de esquerda, governos de origem socialista, movimentos operários, greves e sindicatos.

VI-Racismo: esteve presente mais visivelmente no nazismo alemão. Neste caso, o ódio era disseminado a todos aqueles que não pertenciam à raça ariana, denominação dada às características físicas e biológicas do chamado povo alemão.

•Perseguições raciais (Holocausto).

O Holocausto foi uma prática de perseguição política, étnica, religiosa e sexual estabelecida durante os anos de governo nazista de Adolf Hitler. Segundo a ideologia nazista, a Alemanha deveria superar todos os entraves que impediam a formação de uma nação composta por seres superiores. Segundo essa mesma ideia, o povo legitimamente alemão era descendente dos arianos, um antigo povo que, segundo os etnólogos europeus do século XIX, tinham pele branca e deram origem à civilização europeia.

Dessa forma, para que a supremacia racial ariana fosse conquistada pelo povo alemão, o governo de Hitler passou a pregar o ódio contra aqueles que impediam a pureza racial dentro do território alemão. Segundo o discurso nazista, os maiores culpados por impedirem esse processo de eugenia étnica eram os ciganos e principalmente os judeus. Com isso, Hitler passou a perseguir e forçar o isolamento dos mesmos nos guetos da Alemanha.

Dado o início da Segunda Guerra, o governo nazista criou campos de concentração onde os judeus e ciganos eram forçados a viver e trabalhar. Nos campos, os concentrados eram obrigados a trabalhar nas indústrias vitais para a sustentação da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Além disso, os ocupantes dos campos viviam em condições insalubres, tinham péssima alimentação, sofriam torturas e eram utilizados como cobaias em experimentos científicos.

É importante lembrar que outros grupos sociais também foram perseguidos pelo regime nazista, por isso, foram levados aos campos de concentração. Os homossexuais, opositores políticos de Hitler, doentes mentais, pacifistas, eslavos e grupos religiosos, tais como as Testemunhas de Jeová, também sofreram com os horrores do Holocausto. Dessa forma, podemos evidenciar que o holocausto estendeu suas forças sobre todos aqueles grupos étnicos, sociais e religiosos que eram considerados uma ameaça ao governo de Adolf Hitler.

A Guerra Civil de Espanha.

A Espanha, no início do século XX, era uma monarquia que possuía um grande défice em sua economia. Nesse mesmo período vários grupos políticos surgiram para fazer oposição ao regime monárquico. Socialistas, anarquistas e comunistas defendiam desde a melhoria das condições de trabalho até a extinção de qualquer forma de governo instituído.

Em meio à violência das manifestações populares, a monarquia tentou contornar a crescente instabilidade com a intervenção militar. Nesse processo, o general Primo de Rivera tornou-se líder máximo do governo espanhol. A repressão do governo militar foi respondida com o repúdio violento da população, que em 1930 conseguiu dar fim ao mandato de Primo Rivera.

Percebendo a insustentabilidade da monarquia, o então rei Alfonso XIII deixa o trono dando espaço para a fundação do governo republicano. Sob o comando de Niceto Alcalá Zamora a república espanhola não conseguiu aproximar-se dos diferentes grupos políticos do período. Nos anos 30 observou-se uma divisão dos grupos políticos de direita e esquerda em duas grandes representações: a Frente Popular, comandada pelos comunistas; e a Falange Espanhola Tradicionalista, que agrupava os grupos ultraconservadores fascistas espanhóis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com