TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iluminismo

Tese: Iluminismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Tese  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 3

Iluminismo

Origem do Iluminismo As origens do Iluminismo, já se encontravam no século XVII, nos trabalhos do frances René Descartes, que lançou as bases do racionalismo, como a única fonte de conhecimento. Acreditava numa verdade absoluta, que consistia em questionar todas as teorias ou ideias pré-existentes. Sua teoria passou a ser resumida na frase: "Penso, logo existo". O iluminismo foi um movimento que teve seu ponto de partida na dúvida e na insatisfação, que eram constantes na Europa, nas duas últimas décadas do século XVIII. Na França, onde o movimento teve maior expressão, os limites feudais se chocavam com o desenvolvimento do capitalismo emergente. A burguesia, liderando camponeses e operários, lançou-se contra a nobreza e o clero e assumiram a direção do movimento. O que foi o Iluminismo. Iluminismo foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa do século XVIII, e teve sua maior expressão na França, palco de grande desenvolvimento da Ciência e da Filosofia. Também que Deus estava presente na natureza, e também no próprio indivíduo, que podia descobri-lo por meio da razão. Quem foram e o que pregavam. conhecido como Época das Luzes, foi o período de transformações na estrutura social, na Europa, onde os temas giravam em torno da Liberdade, do Progresso e do Homem. Foi um processo desenvolvido para corrigir as desigualdades da sociedade e garantir os direitos naturais do indivíduo, como a liberdade e a livre posse de bens.

A Enciclopédia e os Enciclopedistas ( quem foram e o que pregavam)

A Enciclopédia iniciava com um quadro esquemático do conhecimento humano, uma permanência que perpassa desde organogramas de empresas até as classificações da biologia . Enciclopedistas é o nome dado aos filósofos e outros pensadores que participaram do Enciclopedismo, um movimento filosófico-cultural originado do Iluminismo, desenvolvido na França e que buscava catalogar todo o conhecimento humano a partir dos novos princípios da razão na Encyclopédie, uma obra monumental, que constava de 33 volumes. A Encyclopédie foi editada por Denis Diderot e Jean le Rond d’Alembert,com contribuições em artigos de Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Buffon e do barão d´Holbach. As estritas leis da censura na França evitaram ataques diretos à Igreja e ao Estado, mas estas duas instituições gêmeas eram tratadas na Enciclopédia com ironia e desdém. Um decreto de 1752 proibiu os primeiros volumes e, em 1759, a obra foi incluída no Index Librorum Prohibitorum (lista de livros proibidos aos católicos romanos), mas continuou a circular. Em 1776-1777 se publicou um suplemento de seis tomos. Acredita-se que as atitudes críticas fomentadas pela Enciclopédia contribuíram para a Revolução Francesa.

As idéias dos Iluministas em relação ao Absolutismo Monárquico.

O absolutismo monárquico foi um forma de governo que consistia na concentração do poder do Estado, nas mãos de um rei, que o governava como bem entendia, ou seja aconteciam grandes injustiças sociai.Os ideais iluministas pregavam justamente o contrario, uma forma de governo justa(democratica) baseada na RAZÃO, a frase usada na revolução francesa remete o que falamos:LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE. (ideais iluministas). Esses ideais iluministas cairam por terra depois da revoluçao francesa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com