TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imigração Portuguesa

Artigo: Imigração Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  Artigo  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

Imigração portuguesa

Os registros de imigração portuguesa começaram a aparecer no século XVIII, porém ficaram mais regulares a partir do século XIX.

Primeiramente vieram para o Brasil apenas portugueses da elite, a partir da segunda metade do século XIX, a perda da colônia gera problemas econômicos para Portugal, que fica incapaz de sustentar sua população adequadamente. A Europa passa por momentos revolucionários e contestatórios no século XIX, oferecendo outro elemento para emigração. Mas, no caso do Brasil, é principalmente a necessidade de mão-de-obra na lavoura e nas nascentes indústrias que faz impulsionar a imigração. Neste contexto, os portugueses ficam atrás apenas dos italianos como correntes imigratórias que chegaram no Brasil. O crescente, embora lento, cenário de abolição do trabalho escravo desperta nos cafeicultores o interesse pelo trabalhador livre estrangeiro. Estes últimos foram alvo de um anedotário pouco condizente com a rica herança cultural que nos deixou o português.

A imigração portuguesa no Brasil fez-se por fluxos. De 1891 (Primeira Constituição Republicana) a 1929, foi um período de grande imigração, quando grande parte dos 362.156 portugueses entrados no país se dirigiu para a lavoura. A crise econômica mundial de 1929, bem como a política migratória adotada pelo governo brasileiro, que assumiu o poder com a Revolução de 30, determinaram uma queda violenta nos números da imigração; de 1930 a 1950, chegaram ao Brasil 445.863 estrangeiros, dos quais 33% eram portugueses.

Na década de 50 a imigração voltou a ser incentivada pelo governo. Isso abriu portas para muitos trabalhadores, de 1950 a 1963 entraram no país 772.157 imigrantes, sendo 41% portugueses provenientes, na sua maioria, do norte de Portugal e das ilhas da Madeira e dos Açores.

Essa imigração, representou um grande número de estrangeiros que construíram suas vidas para o Brasil, foi a segunda maior corrente, perdendo apenas para os Africanos, que por sua vez foram trazidos para cá.

A Imigração Portuguesa no Brasil tem origem com o descobrimento. Quando Pedro Alvarez Cabral tomou posse do Brasil. Neste momento inicial, contudo, os portugueses não tinham interesse em viver no Brasil, acarretando a emigração de indivíduos problemáticos, em maioria, como alternativa de Portugal se livrar dos indesejáveis, transferindo-os para o Brasil. Tampouco Portugal estava obstinado a empreender esforços na colonização do Brasil, a situação só mudou quando outras nacionalidades, como é o caso dos franceses, tentaram se apropriar do Brasil. Esta fase primeira que marca o século XVI e XVII é caracterizada pela baixa imigração portuguesa, é um período restrito, ainda sem muitos atrativos nas terras do Novo Mundo.

Essa situação mudou quando os portugueses acharam ouro no Brasil, o que despertava interesse em outras ações, principalmente em Portugal, que não tinham achado ouro em suas terras. A notícia se espalhou rapidamente por Portugal e gerou uma enorme emigração para o país, milhares de portugueses abandonaram o país de origem e se dirigiram para o Brasil atrás do cobiçado metal. Vilas inteiras chegaram a ficar vazias em terras lusas. O Brasil recebeu um sem número de portugueses que exploraram as minas e fizeram a situação colonial sofrer uma alteração sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com