TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Guerra Mundial

Trabalho Universitário: Segunda Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  7.957 Palavras (32 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 32

by Cleber de Souza Cunha [@CSCunha95]

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito armado que se estendeu praticamente por todo o mundo, de 1º de setembro de 1939 até 7 de maio de 1945, quando a Alemanha capitulou, e 2 de setembro do mesmo ano, quando o Japão se rendeu.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as forças em conflito dividiram-se em dois grupos: de um lado as potências do Eixo, que incluía a Itália, a Alemanha e o Japão. As afinidades ideológicas e as pretensões expansionistas aproximaram esses países, que formalizaram um pacto em 1940. De outro lado, as forças Aliadas reuniram inicialmente a França e a Inglaterra, e, mais tarde, a União Soviética e os Estados Unidos. Com a entrada neutra dos Estados unidos e do Japão na Guerra, o conflito assumiu proporções mundiais: poucos países permaneceram neutros, e os cenários das batalhas estenderam-se pela Europa, Ásia e África.

A guerra foi, em muitos aspectos, uma consequência, após um difícil intervalo de vinte anos, das graves disputas que a primeira guerra mundial não resolvera. A frustração alemã depois da derrota em 1918 e os duros termos do Tratado de Versalhes, somados à intranquilidade política e à instabilidade social que afetaram crescentemente a chamada república de Weimar (1919 – 1933), tiveram como resultado uma radicalização do nacionalismo alemão. Foi dessa forma que ocorreu a ascensão ao poder de Adolf Hitler, chefe do Partido Trabalhista Alemão Nacional Socialista, o partido nazista.

Depois de se outorgar plenos poderes em 30 de janeiro de 1933, Adolph Hitler foi nomeado pelo presidente Hindenburg chanceler (chefe de governo da Alemanha). Começaram as perseguições aos comunistas, social-democratas e judeus. O partido nazista foi declarado único partido legal da Alemanha. Outros foram declarados fora de lei. Judeus perderam cidadania alemã. Em 1º de dezembro, Hitler declara o nazismo único partido permitido por lei. Em 2 de agosto de 1934, Hindenburg morre e Hitler se torna chanceler e chefe do exército e das forças armadas.

Hitler assume título de Führer, chefe militar do Terceiro Reich (como passou a chamar a Alemanha), e promove o rearmamento do país, aproveitando-se da indecisão das potências européias em se oporem a seus desígnios. Decretou o serviço militar obrigatório na Alemanha e ordenou a ocupação militar da zona do Reno (Renania) , em março de 1936, numa transgressão unilateral do Tratado de Versalhes. Nenhum país reclamou. Isto foi o primeiro erro das potências que no final levou à Segunda Guerra Mundial. Se tivessem, naquela época, resistido, o mundo teria levado outro rumo. Só não esboçaram resistência porque o nazismo apresentava-se como campeão contra o comunismo, e é por isso que foi tolerado.

Nesse mesmo ano, Benito Mussolini, o ditador fascista da Itália, lançou-se à conquista da Abissínia (Etiópia), depois de haver estabelecido, em 1926, um protetorado na Albânia, que lhe permitia ocupar uma posição privilegiada no mar Adriático. O Duce firmou com Hitler um acordo secreto.

O ambiente de tensão não se limitava ao continente europeu. Na Ásia, o Japão, em busca da hegemonia comercial, invadira a Manchúria em setembro de 1931, dando início à conquista da China. Procurando isolar a União Soviética, fez um pacto anticomunista com a Alemanha, em 1936.

Em 25 de outubro de 1936, Hitler e Mussolini fazem o acordo chamado Acordo Roma-Berlim. Em 25 de novembro, o Japão se junta a este pacto, formando o Pacto Tripartite, também denominado como o Eixo Roma-Berlim-Tóquio.

A remilitarização do Reno contribuiu para o desequilíbrio no continente europeu. Tirando proveito da crise provocada pela guerra civil espanhola, Hitler anexou a Áustria ao Terceiro Reich, em março de 1938, e iniciou uma intensa campanha em favor das minorias germânicas da Tchecoslováquia.

Em 23 de agosto de 1939 a Alemanha e a União Soviética firmaram um pacto de não. O pacto continha cláusulas secretas sobre a divisão da Polônia e sobre o estabelecimento de esferas de influência soviéticas e alemãs nos países bálticos e na Finlândia. Seis dias depois, Hitler solicitou à Polônia o envio de um embaixador plenipotenciário para tratar de assuntos territoriais e não foi atendido. Ordenou, então, a invasão da Polônia, em 1º de setembro de 1939. Dois dias depois, Reino Unido e a França declararam guerra à Alemanha.

Depois do ataque alemão, tropas soviéticas invadiram a parte oriental da Polônia, que, conforme o pacto feito por Hitler e Stalin, ficou divido entre a Alemanha e a União Soviética. Em 30 de novembro, a União Soviética invadiu a Finlândia.

Em 9 de abril de 1940, tropas nazistas ocuparam a Dinamarca. Em seguida, Hitler desencadeou uma “guerra relâmpago” (Blitzkrieg) e tomou os principais portos da Noruega, enquanto sua aviação pousava em Oslo. Em 10 de maio de 1940 os alemães atacam os Países Baixos e a Bélgica.

Em 10 de junho, Mussolini decidiu entrar na guerra. O alto comando francês foi obrigado a enviar tropas para a fronteira italiana e a defesa do país se tornou impossível. No dia 14 de junho, os alemães tomaram Paris e um grupo de políticos e oficiais de tendência fascista constituiu um novo governo (o chamado governo de Vichy), sob a chefia do marechal Philippe Pétain, herói francês da primeira guerra mundial.

No dia 17, a França firmou um armistício com a Alemanha. Pelo rádio, os franceses eram incentivados a continuarem a resistência contra os invasores alemães. Restava à Alemanha vencer o Reino Unido e os nazistas moveram sua artilharia pesada às proximidades do porto francês de Calais, para dali bombardear a costa inglesa.

Durante agosto e setembro de 1940, a Luftwaffe (força aérea) alemã iniciou um grande ataque aéreo contra a ilha, com o objetivo de debilitar o Reino Unido, para uma posterior invasão através do canal da Mancha. O bombardeio causou imensos danos às cidades e às defesas do país. No dia 7 de setembro, teve início uma terrível ofensiva contra Londres, com grandes perdas humanas.

Apesar da inferioridade numérica, os britânicos tinham a seu favor um sistema de detecção por radar e um caça, superior a qualquer avião alemão. Os bombardeios continuaram a devastar o país até 1941; mas a Royal Air Force (RAF) britânica acabou se impondo e Hitler adiou indefinidamente a invasão. Pela primeira vez, o avanço alemão havia sido freado, o que teve enorme valor simbólico.

O fracasso no Reino Unido levou Hitler a mudar de planos e atacar a União Soviética (plano Barba-Roxa). Antes resolveu consolidar seu domínio na Europa, voltando-se contra os Balcãs.

Em junho de 1941, Hitler rompeu o pacto não agressão com os soviéticos, ao mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.8 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com