TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imperialismo Fase Superior Ao Capitalismo

Monografias: Imperialismo Fase Superior Ao Capitalismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2014  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

O desenvolvimento do capitalismo e sua tendência para a concentração da produção e do capital em grandes empresas que engolem as menores, engendrou na segunda metade do séc. XIX, sua fase mais avançada e superior:o Imperialismo,que tem como características principais a formação dos monopólios nos diversos ramos da economia,a dominação da oligarquia financeira(bancos e capital industrial),o acirramento de uma disputa entre os paises imperialistas pela hegemonia na Europa,a partilha do mundo entra as associações de capitalistas,e a partilha do mundo entre as grandes potências (neocolonialismo). Lenin analisa que o modo de produção capitalista passou por importantes transformações no final do século XIX, primeiro desenvolveu-se sob as determinações do desenvolvimento dos cartéis, depois os cartéis passaram a fazer parte da economia, como elementos inelimináveis que estruturavam a base econômica da sociedade.

Decorrente das grandes navegações e do mercantilismo, desenvolve-se a livre concorrência na fase inicial de desenvolvimento da produção capitalista.

A fase superior de desenvolvimento do capitalismo é também a fase de crises mais profundas. É uma modernização da técnica e das contradições entre a técnica e as fronteira nacionais.

O imperialismo porta cinco traços fundamentais:

“ 1. a concentração da produção e do capital levada a um grau tão elevado de desenvolvimento que criou os monopólios, os quais desempenham um papel decisivo na vida econômica; 2. a fusão do capital bancário com o capital industrial e a criação, baseada nesse capital financeiro da oligarquia financeira; 3. a exportação de capitais, diferentemente da exportação de mercadorias, adquire uma importância particularmente grande; 4. a formação de associações internacionais monopolistas de capitalistas, que partilham o mundo entre si, e 5. o termo da partilha territorial do mundo entre as potencias capitalistas mais importantes. O imperialismo é o capitalismo em sua fase de desenvolvimento que ganhou corpo a dominação dos monopólios e do capital financeiro, adquiriu marcada importância a exportação de capitais, começou a partilha do mundo pelos trusts internacionais e terminou a partilha de toda a terra entre os países capitalistas mais importantes.”

Tal processo engendra uma série de contradições sociais entre as distintas classes que compõem a sociedade, por isso Lênin afirma, ainda na introdução do livro que “o imperialismo é a véspera da revolução socialista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com