TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As fases do capitalismo

Resenha: As fases do capitalismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/1/2015  •  Resenha  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

As fases do capitalismo

O capitalismo evoluiu com o decorrer da historia mundial, ela começou na fase comercial, progredindo para fase industrial e, por fim, na fase financeira/tecnológica.

Na fase comercial, os países desenvolvidos faziam trocas comerciais na forma de colonização, ou seja, enriqueceram explorando novas terras e comercializando escravos, manufaturados, metais preciosos e produtos agrícolas. Tudo isto, extraído de terras novas e não desenvolvidas.

Em seguida, após o acumulo de metais preciosos dos países desenvolvidos, veio a segunda etapa da evolução do capitalismo: o capitalismo industrial. Suas características são a transformação do trabalho manual em mecânico e com o uso acelerado da energia não-humana. A industrialização se expandiu para outros países, permitindo a multiplicação das indústrias e o aumento de trabalhadores com péssimas condições de trabalho, e consequentemente, o surgimento do sindicalismo. A busca por novos mercados devido a grandes produções industriais gerou uma corrida intensa sobre o controle de países menos favorecidos, do continente africano principalmente, e ocasionando a primeira guerra mundial.

E por fim, o capitalismo evoluiu para aspecto financeiro e tecnológico, depois da etapa da industrialização, o capitalismo precisava expandir de forma global e rápida para alcançar seus objetivos e interesses, na melhor do que o surgimento de empresas multinacionais alocadas em diversos países para aumentar seus lucros e também com o poder da informação rápida como: internet, comerciais, jornais e revistas, para alcançar a meta em questão.

Em suma, o capitalismo ao longo da historias passou por transformações até chegar em seu estado atual, ela não permaneceu estática, pois a própria necessidade dela a obrigou a evoluir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com