TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Independencia Do Brasil E A Contituiçao De 1823

Ensaios: Independencia Do Brasil E A Contituiçao De 1823. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

Cap XV- Brasil Império

A independência do Brasil e a constituinte de 1823

A ideia de independência de início pertencia apenas aos radicais, mesmo aqueles a quem é dada a paternidade do evento nãotinham isso em mente, já que a elite mais próxima do poder desejava era a continuação da união com Portugal, mas com a ressalva de que as liberdades conquistadas com a condição de Reino Unido deveriamser mantidas. Pouco tempo antes da independência uma solicitação enviada a D. Pedro para a convocação da Assembleia Geral dos Representantes da Província do Brasil a fim de dizer que o país queriaprosseguir unido a Portugal e não desejava atentar contra os direitos deste desde que ele não atente contra os direitos daquele.

O problema que desencadeou a independência, portanto, não foiideológico e sim a situação na qual os pais do processo se viram entre duas possibilidades que não lhe agradavam que eram ou aceitar voltar a condição de colônia ou permitir que os radicais conseguissem fazero povo ir contra as Cortes e conquistarem a independência com características democráticas ou republicanas.

Devido à questão dos “radicais” a elite brasileira foi obrigada a aceitar ser comandadapor um monarca e não tomar o poder de forma imediata já que esta seria a única forma encontrada por eles de manterem o status quo baseado no sistema que existe desde a colônia, entretanto quando sedecretou a lei Áurea a monarquia não era mais capaz de manter esse sistema escravocrata então veio a República.

Para impedir a recolonização foi convocada a Constituinte em 3 de junho de 1822entretanto era necessário “ preparar o terreno” exterminando as possibilidades de oposições, restringindo o voto para um seleto grupo da sociedade, censura à imprensa (permanecendo apenas aqueles que apoiavamo governo de D. Pedro) além de uma verdadeira “caça às bruxas” que teria a função de acabar com qualquer oposição que utilizou de real repressão e violência. A justificativa utilizada por D....

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com