TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indio Sioux

Monografias: Indio Sioux. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

2.1 O ÍNDIO NORTE-AMERICANO, SUA CULTURA E SUA HISTÓRIA

Os povos nativos dos EUA são os povos que já habitavam ali antes da chegada dos primeiros europeus. Eles são um número grande de tribos distintas, estados e grupos étnicos. A hipótese mais aceita para a sua origem é que esses nativos tenham vindo da Ásia pelo estreito de Bering, no fim da idade do gelo, há uns 12 mil anos.

O termo “índio” vem de Índia, pois quando Cristóvão Colombo descobriu as Américas o mesmo pensava estar em terras indianas, haja vista que o gentílico espanhol para a pessoa nativa da Índia é índio, e assim chamou o povo indígena que ai morava.

Os nativos norte-americanos formavam mais de 240 grupos ou nações. Seu modo de vida era bem semelhante, mas falavam línguas diferentes. Na região do leste da America do norte tínhamos os iroqueses, no norte, e os creeks, no sul, na região ao sul do ártico viviam os chipewyans e os crees, e nas grandes planícies do centro viviam os cheienes e os sioux.

2.1.1 OS ÍNDIOS SIOUX

Esses povos viviam nos estados de Dakota do norte e do sul. A sua civilização é bastante diversificada e se subdivide em outros três grandes grupos: yanktons, tétons e santees. E nestas subdivisões tinham várias outras tribos. Vivia na região nordeste dos EUA.

Figura 1 Índios Sioux em seus acampamentos no final do século XIX

Os índios chayennne eram seus aliados e os Crow seus inimigos. Com a vinda dos espanhóis os sioux tiveram como vantagem, os cavalos. Com os cavalos eles caçavam búfalos e dentre outros animais em suas extensas planícies. Os sioux eram grandes guerreiros, mas também tinham a família como o centro de sua vida, a coisa mais importante para eles.

Figura 2 Touro Sentado, chefe da tribo Sioux.

2.1.2 A CERIMÔNIA DA DANÇA DO SOL

Era um ritual muito importante praticado pelos sioux e dentre outras tribos. Ocorria no solstício de verão e durava até oito dias. Os participantes da cerimônia cravavam estacas pontiagudas na pele, que ficavam presas em um poste de madeira através de uma tira de couro. Ficavam horas e horas dançando, até que a pele se desprendesse da estaca.

A tribo dizia que a dança purificava e renovava suas almas. O índio sioux não tinha nome ate seus 16 anos. Ao chegar nesta certa idade iam para as Colinas Negras onde tinham que esperar por terem uma visão, na qual designaria o nome que iria responder.

Figura 3 Índio praticando a autoflagelação da cerimônia da dança do sol.

2.1.3 O CASAMENTO DOS SIOUX

O índio coseguia as vezes uma porção de amor de um curandeiro para fazer com que sua amada se apaixonasse por ele. Muitas vezes tocava canções na flauta fazendo serenatas para sua amada. Se uma índia sioux ia para trás a tenda do índio enrolada numa espécie de cobertor, ela iria espera-lo e abrir o cobertor para se casarem. No dia do casamento a vila se preparava para um grande banquete, no qual as mulheres sioux faziam uma dança. Elas celebravam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com