TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Isaac Newton

Artigo: Isaac Newton. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 5

Isaac Newton, famoso astrónomo, físico e matemático inglês, um dos nomes mais importantes da História da ciência. Segue-se uma pequena biografia, resumida, onde são apresentados alguns dos principais aspetos da sua vida e obra. As suas descobertas no campo da astronomia, da física, da matemática e da ótica foram verdadeiramente notáveis.

Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe-by-Colsterworth, Lincolnshire, no dia 4 de janeiro de 1643 pelo calendário gregoriano (aquele que utilizamos atualmente), que corresponde a 25 de dezembro de 1642 no calendário juliano, é considerado um dos cientistas mais importantes da História.

O pai de Isaac Newton (que também se chamava Isaac Newton) faleceu antes do filho ter nascido. Sua mãe, Hanna Ayscough Newton, mais tarde voltou a casar, e Isaac Newton ficou à guarda de seus avós. Possivelmente a infância de Newton foi triste e solitária, contribuindo para a sua personalidade fechada e conflituosa.

Isaac Newton estudou no Trinity College de Cambridge, onde em 1665 obteve a sua graduação. Aí teve contato com obras de diversos autores que o haveriam de influenciá-lo, tais como Euclides, Descartes, Kepler, Galileu, entre outros.

Pouco tempo depois, o Trinity College fechou devido à peste negra que assolou a Inglaterra. Newton foi então para a sua terra natal onde passou pelo seu período mais produtivo em termos de descobertas: o teorema binominal, o cálculo, a lei da gravitação universal, a natureza das cores. É deste período que vem a história, provavelmente falsa, da queda de uma maçã sobre a cabeça de Newton, que o teria feito refletir sobre o ocorrido levando-o a formular a lei da gravitação.

Em 1667 regressa para o Trinity College de Cambridge, aonde viria tornar-se professor de matemática em 1669.

Em 1668 Newton inventou o telescópio refletor. Até aquela data, todos os telescópios eram refratores (parte ótica constituída unicamente por lentes). Newton cria o seu próprio telescópio em que a objetiva é um espelho e não uma lente, resolvendo assim o problema da aberração cromática que é característica dos telescópios refratores (lunetas). Este tipo de telescópio ficou conhecido como telescópio newtoniano.

Em 1687 Newton escreveu uma das obras mais importantes da História da ciência. Trata-se do “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica” (Princípios Matemáticos de Filosofia Natural), em três volumes. Esta obra contém a fundamentação da mecânica clássica, a famosa lei da gravitação universal, as três leis de Newton, entre outros. A lei da gravitação universal é atualmente utilizada como base para se lançar satélites e sondas para o espaço. As três leis de Newton referem-se ao movimento dos corpos e a relação entre o movimento e as forças aplicadas aos corpos.

A contribuição de Isaac Newton para a ciência foi verdadeiramente notável. Deixou uma extensa obra tanto no campo da astronomia, da física, da matemática e da ótica. Deu assim continuidade ao trabalho de outros grandes cientistas, tais como Galileu Galei. Reconhecendo isso, ele disse: “Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”.

Durante sua vida, Isaac Newton fez ainda parte do parlamento britânico, teve cargos na Casa da Moeda britânica e foi presidente da Royal Society.

Isaac Newton faleceu em 20 de março de 1727 (no calendário juliano).

As três Leis de Newton

Isaac Newton publicou estas leis em 1687, no seu trabalho de três volumes intitulado Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. As leis explicavam vários comportamentos relativos ao movimento de objetos físicos e foi um extenso trabalho no qual ele dedicou-se. A forma original na qual as leis foram escritas é a seguinte:

1ª Lei: Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele.

2ª Lei: A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é impressa.

3ª Lei: A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.

Introdução

Isaac Newton nasceu em Londres, no ano de 1643, e viveu até o ano de 1727. Cientista, químico, físico, mecânico e matemático, trabalharam junto com Leibniz na elaboração do cálculo infinitesimal. Durante sua trajetória, ele descobriu várias leis da física, entre elas, a lei da gravidade.

Vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com