TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jesuitas séc. Xvi

Trabalho Escolar: Jesuitas séc. Xvi. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 3

omplete:

1. Principais jesuítas que iniciaram a catequese no Brasil:

Resposta: Padre Manoel da Nóbrega, Padre José de Anchieta, Padre Antônio Vieirae Padre João de Azpilcueta Navarro.

2. Dificuldades encontradas pelos jesuítas em seus primeiros contatos com a terra conquistada: ...

Resposta:Civilizar seres exóticos

3. Atuação dos jesuítas em geral:

Resposta: Ao mesmo tempo, os jesuítas deveriam cuidar da formação interna do contingente de sacerdotes necessários para a garantia da continuidade da obra. Sua tarefa era basicamente aculturar e converter “ignorantes” e “ingênuos”, como os nativos, e criar uma atmosfera civilizada e religiosa para os degredados e aventureiros que para aqui vieram.

4. As missões:

Resposta: Tratava-se de dominar pela fé os instintos selvagens dos donos da terra, que nem sempre recebiam pacificamente os novos proprietários, difundindo o pânico entre a população metropolitana. Cuidava-se, ainda, de instalar aqui a prática cotidiana dos serviços religiosos, que atraísse o olhar de Deus para este mundo pagão. Foi assim que se formaram as missões itinerantes ou, como se revelaria mais eficiente, na forma de aldeamento.

5. A instrução dada pelos jesuítas:

Resposta: Enviou religiosos para o trabalho missionário e pedagógico, com a finalidade principal de converter o gentio e impedir que os colonos se desviassem da fé católica.

5.1. O que ensinavam?

Resposta: A leitura, a escrita e o cálculo eram, de fato, os conteúdos próprios da instrução, que davam base para a compreensão das Sagradas Escrituras.

5.2. Como ensinavam?

Resposta: Tendo acesso aos catecismos, livros e cantos religiosos, realizar o complicado cálculo dos dias e das festas religiosas, entender e acompanhar ativamente os ritos e os sacramentos era tudo o que se esperava do gentio. Isso os “civilizava”, pacificava, tornando-os dóceis súditos da Coroa e “filhos de Deus”.

6. Na verdade, o que foi prioritário na ação dos jesuítas:

Resposta: Na verdade tratava-se de uma ação concentrada e temporária, “heroica”, como afirmam nossos historiadores, para abrir espaços, sondar terrenos e criar condições para o efetivo povoamento da Colônia. Tratava--se de dominar pela fé os instintos selvagens dos donos da terra, que nem sempre recebiam pacificamente os novos proprietários, difundindo o pânico entre a população metropolitana. Cuidava-se, ainda, de instalar aqui a prática cotidiana dos serviços religiosos, que atraísse o olhar de Deus para este mundo pagão.

7. O que foi importante para os nativos da terra e para os seus primeiros imigrantes:

Resposta: A introdução da racionalidade na vida dos nativos sem dúvida revolucionava seus hábitos e reorganizava o seu cotidiano. Era preciso ter lugar e tempo próprios para o sono, para as refeições e para as diversões, assim como lugar e tempo adequados para o trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com