TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONTENEGRO

Tese: MONTENEGRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2015  •  Tese  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

Em 1931, os moradores de Leopoldo de Bulhões ,nunca haviam visto um avião. Até mesmo o trem era uma novidade para eles.

Curtiss Fledgling pilotado por Montenegro em um pouso de emergência acabou caindo no córrego Pindaíba, deixando o povoado espantado. Montenegro não parecia tão assustado, pois não ser o primeiro e nem seria o último acidente aéreo que teria, nessa mesma viagem faria pelo menos mais uma aterrissagem forçada antes de chegar ao destino final que era Goiás Velho. Nesses primeiros tempos de aviação militar era comum pousos de emergência e panes mecânicas.

Em meados de outubro de 1931, Montenegro foi convocado a realizar a missão de vôos experimentais antes da abertura oficial da primeira rota de longo curso do Correio Aéreo Militar. Os 1200 quilômetros que separam Goiás Velho do Rio de Janeiro foram primeiramente percorridos por terra para obter referencias visuais.

Durante o caminho Montenegro descia do trem em pontos considerados estratégicos e ia até a prefeitura local, era uma parte importante da missão onde Montenegro tentava convencer o prefeito a comprar a idéia do Correio Aéreo, e sua maior dificuldade era convencer de que ele não era nenhum vigarista.

Quando pousavam, sempre havia muita festa com banda de musica e chuva de papel picado. Uma viagem por terra entre o Rio de Janeiro e Goiás Velho não era feita em menos de cinco dias, de avião bastavam onze horas de vôo interruptos. A nova rota seria feita sem interrupção em um tempo de 48 horas, e foi assim que em 19 de Outubro de 1931, foi levado o 1º Malote postal aéreo, na Rota de Goiás.

Não se confiavam em bússola, então os pilotos se guiavam pelo traçado das estradas de ferro, sendo apelidado de navegação ferrodrômica. Outra famosa era o olhômetro onde Montenegro mandou pintar um círculo no teto das estações ferroviárias para se identificar, em seguido produziram suas próprias cartas de navegação.

O CAM já era uma realidade e a rota entre o Rio de Janeiro e São Paulo passara a manter três vôos semanais,com muitas pontualidades.

Em 1932, duas novas rotas seriam inauguradas, uma ligando Distrito Federal ao Mato Grosso e a outra do Rio até o Paraná, atingindo 3630 quilômetros de extensão. O CAM também transportou feridos, salvou a vida de muita gente simples mas também foi responsável por livrar o milionário Lineu de Paula da morte. E assim o CAM foi atingindo seu objetivo.

As rotas estavam ampliando cada vez mais, entre 1931 e 1939 os aviões do CAM percorreram 7.870.689 quilômetros (200 voltas ao mundo).Em 1923, quando o jovem Mimiro determinado a ser piloto de avião seguiu seu sonho , e conseguiu não só virar piloto mas criou diversas rotas para o CAM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com